Publicidade

SOB O CÉU DE PORTO ALEGRE

A 55ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira, 30, e vai até 15 de novembro com uma programação intensa de oficinas, mesas redondas, sessões de cinema comentadas, além de encontros com escritores. Um dos destaques será a atividade “A Palavra Sobe ao Palco”, com espetáculos que reunirão atores, músicos e escritores. No domingo, 1º, por exemplo, o ator Antonio Calloni vai ler seus poemas de “Paisagem Vista do Trem”.

Antonio Calloni leva seus poemas ao palco

TRI LEGAL

O mexicano Guilhermo Arriaga, escritor e roteirista de filmes como “Amores Brutos”, “21 Gramas” e “Babel”, que acabou de passar pela Jornada de Literatura de Passo Fundo, também no Rio Grande do Sul, estará no sábado, 31, na Feira de Porto Alegre, conversando com o público às 18h30 e autografando “O Esquadrão Guilhotina”. Neste livro, Arriaga, que estudou História, trata Revolução Mexicana (1910-1920), numa trama farsesca com paralelos com o México de hoje: o advogado Feliciano Velasco disfarça sua origem aristocrata para se aproximar do revolucionário Pancho Villa e vender-lhe uma guilhotina, mas acaba cooptado. Clique aqui  para conferir a programação completa da Feira de Porto Alegre.

Arriaga: trama farsesca

Para celebrar 250 anos de seu lançamento, o livro “Candide” (“Cândido”), de Voltaire, ganha a partir desta sexta-feira, 30, uma exposição na Biblioteca Pública de Nova York, que vai até o próximo 25 de abril. A mostra inclui as 17 edições de 1759 desse conto filosófico e o único manuscrito conhecido, corrigido de próprio punho por Voltaire (1694-1778). Na obra, que causou escândalo na Europa quando foi publicada, o escritor parte da constatação de que a história do ser humano é “uma série de desgraças inúteis” sem sentido, ao contrário do que professam algumas religiões, incluindo a cristã.

Livro de Voltaire faz 250 anos

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter