Na estante

DRUMMOND MULTIMÍDIA

A Record acaba de lançar o site oficial de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), em comemoração aos 25 anos que a obra do escritor está no catálogo da editora. Na abertura do espaço, o autor é apresentado como “homem que libertou o verso de suas amarras, mas cujo maior talento era a humildade diante da palavra”.

* Com uma ampla obra que transita entre a poesia e o conto, Drummond escreveu incansavelmente até o fim de sua vida, sendo que, mesmo depois de sua morte, ainda foram lançados diversos materiais inéditos de sua autoria. A Record, agora, disponibiliza a lista completa de livros que publicou de Drummond, além de fotos e vídeos, poesias, contos e algumas curiosidades, como fotos pessoais, manuscritos e informações biográficas.

As últimas obras que Drummond entregou pessoalmente à editora foram “Moça Deitada na Grama", de crônicas, e “O Avesso das Coisas”, de aforismos, ambas publicadas postumamente, em 1987 e 1988. Os originais de “Poesia Errante” (1988) e “O Amor Natural”, além de “Farewell”, foram encontrados no escritório do poeta. O primeiro não estava inteiramente concluído e a forma final foi dada pela amiga Lygia Fernandes e por Pedro Drummond, neto do autor. “Farewell” – a que vieram incorporar-se os poemas de “Arte em Exposição”, inicialmente destinados a constituir um livro autônomo – chegou a ser finalizado pelo autor, que guardou, numa pasta – como sempre fazia –, as folhas soltas dos originais, datilografadas por ele e por Lygia Fernandes. O site também é interativo, permitindo aos leitores baixar papéis de parede com imagens do autor, participar de promoções quinzenais, nas quais serão premiados com livros do escritor, entrar em contato com a editora para tirar dúvidas sobre a obra de Drummond, dar sugestões, solicitar poesias e fazer comentários. Caminho” musicado e lido pelo próprio autor. Clique aqui para acessar o site.

Por Anna Lee

Sair da versão mobile