Saiba sobre o texto que Veríssimo escreveu para a Revista Granta

AMBIÇÃO

O texto que Luis Fernando Veríssimo escreveu para o quarto volume da Revista Granta, em português (Alfaguara/Objetiva), tem “a ambição de se tornar um livro”, cujo título será “Os Espiões”. Ele falou sobre sua nova obra durante o lançamento da revista na Casa do Saber (Rio), na segunda, 29, no qual participou de um debate com os também escritores Sérgio Sant’Anna e Adriana Lisboa.

Segundo Veríssimo, o protagonista de “Os Espiões” é um autor e editor que tenta descobrir quem escreve uns originais misteriosos que recebe. Nesse trajeto ele acaba se apaixonando pela sua possível autora e começa um processo de espionagem, indo até a cidade onde ela mora para investigar sobre sua vida. “É por sinal um livro que acaba muito mal”, disse o escritor.

O tema do novo volume de Granta é Ambição, o qual também foi assunto da conversa entre Veríssimo, Sérgio Sant’Anna e Adriana Lisboa. Além da participação desses três autores, a revista traz textos de Edward Platt, Kathleen Jamie, João Wainer, Milton Hatoum, Eucanaã Ferraz, João Paulo Cuenca, entre outros. Para Sant’Anna “a ambição é uma coisa ambígua. À medida que o tempo passa, menor ela se torna no sentido mundano. Vai se tomando consciência da ambição como vaidade, desperdício existencial. O desapego com a publicação da obra para mim veio com o tempo, com o fato de começar a perceber meus limites, minhas qualidades e simplesmente aceitá-los. (…) Eu mesmo não gostaria de ter que viver de literatura, de escrever por obrigação”.

Já Adriana Lisboa disse que hoje não ganha “dinheiro só da literatura e uma grande ambição é poder fazer só isso algum dia”. A revista literária Granta foi fundada em 1889, e lançou grandes escritores como Kazuo Ishiguro e Ian McEwan. No Brasil, chegou em 2007, sendo publicada semestralmente.

Por Anna Lee

Sair da versão mobile