Publicidade
Posturas perigosas de yoga no Instagram // Reprodução

Se você percorrer as 73 milhões de #yoga no Instagram, provavelmente verá um número substancial de pessoas em posturas, muitas vezes impossíveis de serem reproduzidas. Isso pode variar da simples pose de guerreiro em uma sala de estar ao ásana mais difícil demonstrado em algum lugar remoto. Por conta da pressão – e uma visível competição de quem pode mais – para realizar posturas cada vez mais complicadas nas mídias sociais, as lesões de yoga estariam aumentando consideravelmente.

O fisioterapeuta britânico Benoy Mathew disse ao jornal ‘Telegraph’ que o yoga se tornou mais popular nos últimos anos graças às mídias sociais, e isso acabou levando pessoas inexperientes a ensinar a prática e a tentar posições avançadas antes de estarem prontas: “A mídia social definitivamente contribuiu para esse sentimento de ter que passar para o próximo nível, e isso é puramente por razões estéticas”, disse ele. “Só porque você consegue encostar a cabeça no chão, você ganha um impulso no ego, mas isso não significa necessariamente que é saudável. Você está apenas provocando mais problemas.”

Os EUA também notaram um aumento de lesões relacionadas ao yoga. Um estudo de 2016 mostrou que as lesões  atendidas em pronto-socorro aumentaram de 9,5 para cada 100 mil praticantes em 2001, para 17 por 100 mil em 2014. Algumas dessas lesões, seríssimas: em 2017, uma mulher de Maryland sofreu um derrame causado pela postura invertida que ela fez. No México, uma mulher de 23 anos quebrou 110 ossos depois de tentar uma postura na varanda e cair de 24 metros em agosto deste ano.

Um professor de yoga de Londres endossou que as pessoas são muito mais “impacientes no Ocidente” quando se trata de tentar impressionar seus seguidores no Instagram. “Não há limites ou diretrizes que estipulem que tipo de treinamento você precisa ter para ensinar. Portanto, isso definitivamente pode sobrecarregar o corpo das pessoas ”, disse ele. “Como professor de yoga, há pressão para mostrar que você é melhor que seus alunos. Então, as pessoas geralmente se jogam nessas posições para mostrar do que são capazes. ”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter