Publicidade
Mustang Mach 1 foca em performance e entrega experiência incomparável para quem ama velocidade || Créditos: Divulgação

Que o Ford Mustang é um dos carros mais emblemáticos da história, não se discute. Além disso, grande parte da mística em torno do modelo está ligada às edições especiais. Agora, essa galeria ganha uma nova versão em edição limitada, que carrega o nome de Mach 1, fazendo alusão à medida padrão da velocidade do som, e acaba de desembarcar no Brasil. Para apresentar a novidade, a Ford preparou uma experiência exclusiva no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, São Paulo. O programa único, que foi realizado seguindo todos os protocolos de saúde e distanciamento social, provou que o carro une performance, conforto, luxo e esportividade como poucos.

O publicitário Pedro Ivo Brito, fundador da Pib Club, teve a chance de testar a novidade em primeira mão. “Foi uma oportunidade incrível e única. O Mustang Mach 1 atende todas as expectativas. Digo isso porque, a partir do momento que você fala da releitura de um ícone, a régua sobe. Quando cheguei lá e vi esse resultado, a palavra que veio na minha cabeça foi ‘impressionante’”, explica Pedro, que completa ao falar sobre a releitura do Mustang: “A gente pode ver o capricho nos detalhes que unem os dois universos, tanto passado quanto presente. Pilotar esse carro foi uma adrenalina sem igual. E a gente sabe que dirigir em pista é bem diferente, mas o poder de torque e a estabilidade são tão grandes que também indico o carro para o dia a dia na cidade e na estrada, garantindo muita segurança ao dirigir”, explica.

Tarso Marques, piloto com experiência na Fórmula 1 e especialista em carros de alto desempenho, os influenciadores Bruno Santos, Flávio Mendonça, Lalá Noleto e o consultor de estilo Alexandre Taleb também fizeram parte do seleto grupo convidado pela Ford para conhecer e testar o novo Mustang Mach 1 na pista do VeloCittà.

Tarso Marques e Lalá Noleto || Créditos: Divulgação

“Eu amei acelerar o carro e sentir a potência de aceleração dele. Mas preciso falar do design: adoro essa listra do capô, os detalhes no banco de couro, a placa que identifica o carro de série. Sou bem detalhista, então amei essa parte visual do carro”, conta Lalá. Já Tarso Marques ressalta a performance: “O carro remete ao primeiro Mach 1, lá de 1969, e traz muitos detalhes que lembram a versão antiga, porém modernizado. Mas se eu tivesse que escolher uma única característica seria a performance, sem dúvida, pelo torque do motor e estabilidade”.

A versão 2021 do Mustang Mach 1 tem o motor mais potente da linha, design exclusivo, aerodinâmica refinada e vários aprimoramentos mecânicos pensados para dar continuidade ao legado do modelo. Entre outros avanços, o novo Mach 1 traz várias peças dos icônicos modelos Bullitt, Shelby® GT350 e Shelby® GT500. O desejo pela versão, que é limitada e digna de colecionador, já é tão grande que o lote inicial de pré-venda oferecido no Brasil, de 80 unidades, esgotou em apenas 24 horas.

Feito para as pistas

Focado em performance, o Ford Mustang Mach 1 foi desenvolvido para oferecer uma experiência incomparável na pista. O muscle car acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chega a 250 km/h (limitada eletronicamente), exibindo um comportamento dinâmico fora do comum. Seu conjunto formado por motor Coyote V8 5.0 e transmissão automática de 10 velocidades conta com uma calibração exclusiva que gera um ganho de 17 cv em relação às versões GT Premium e Black Shadow, lançadas anteriormente, entregando a potência de 483 cv (a 7.250 rpm) e torque máximo de 56,69 kgfm (a 4.900 rpm).

Design renovado, mas sem perder o legado histórico

O estilo do Mustang Mach 1 é repleto de referências históricas, com releitura moderna que o torna único – começando pela faixa preta com friso colorido no capô e nas laterais. A esportividade das linhas é realçada pelo extenso trabalho de refinamento aerodinâmico, que faz o carro parecer “colado” ao chão. O que isso significa? Uma melhora de 22% na “downforce” (tecnologia que faz com que o automóvel fique mais “colado” ao chão). A frente traz uma nova grade, com o emblema do cavalo no centro e dois grafismos redondos que remetem aos faróis auxiliares do clássico modelo 1969.

O interior é esportivo e requintado, com cores e materiais de acabamento selecionados. A placa afixada no painel com o número de identificação de cada veículo reforça a sua exclusividade. O carro vem disponível em oito combinações de cores exclusivas. O cinza Dover traz faixas pretas com contorno laranja. Nos modelos branco Ártico, preto Astúrias e prata Orvalho, esse contorno é vermelho. Já no azul Indianápolis, laranja Astana, vermelho Arizona e amarelo Talladega, o contraste é feito com o branco.

Experiência única de direção

Conduzir o Ford Mustang Mach 1 é uma experiência envolvente, que permite uma sensação única de potência e controle. Isso porque os sete modos de direção contribuem para este alcance. São eles: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode, que adaptam as configurações do veículo para extrair o melhor desempenho em cada condição de pista. Com um comando no painel, eles variam os parâmetros de velocidade da troca de marchas, resposta do acelerador, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, ajuste da direção, suspensão adaptativa e ruído do escapamento.

Inclusive, o escapamento traz um ajuste de válvula ativo que oferece quatro níveis sonoros: silencioso, normal, esportivo e pista. O modo silencioso pode ser agendado, por exemplo, para não incomodar os vizinhos de manhã. Nos modos esportivo e pista, o som fica mais encorpado para os fãs de performance.

O carro ainda é equipado com alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de fadiga. Tem ainda oito airbags (frontais, de cortina, joelhos e tórax), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré com sensor de estacionamento, farol alto automático, sensor de chuva e monitoramento individual de pressão dos pneus.

FordPass: funções acionadas pela palma da sua mão

O Mach 1 é o primeiro Mustang conectado da Ford na América do Sul, o que permite acesso a diversas funcionalidades pelo aplicativo FordPass.. Por exemplo, é possível dar partida remota e ligar o ar-condicionado para deixar o carro na temperatura ideal, pronto para sair, muito útil para quem vive em lugares muito quentes ou frios; travar e destravar portas com apenas um toque ou entrar no veículo sem a chave. O sistema ainda envia notificação de alarme em tempo real e mostra a localização do veículo. Outra vantagem é não ser surpreendido por pneus com pressão baixa, usando o sistema de monitoramento.

O modelo tem ainda central multimídia SYNC 3 com navegação e comando de voz, que permite fazer e receber ligações sem tirar a mão do volante, além de conexão com Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema de áudio premium da Bang & Olufsen oferece experiência acústica de altíssima qualidade e conta com 12 alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter