Música eletrônica perde o DJ Frankie Knuckles, pioneiro da house music

 

Frankie Knuckles: o pai da house music

Um dos criadores da house music e DJ influente na cena eletrônica mundial, Frankie Knuckles morreu nessa segunda-feira, aos 59 anos. A imprensa especula que a causa pode ter sido as complicações causadas pelo diabetes, apesar da família não informar oficialmente.

Knuckles estava em plena atividade e no último final de semana fez uma apresentação em Londres. O DJ e produtor começou a carreira em Nova York na década de 70, mas foi em Chicago que ganhou fama. Por lá foi convidado para fazer a direção musical do The Warehouse, badalado clube da cidade. Foi então que começou a mesclar faixas de discos com o eletrônico vindo da Europa. E assim surgiu a house music, em homenagem ao lugar.

Frankie Knuckles é tão amado em Chicago, que ganhou em 2005 uma rua com o seu nome, a Frankie Knuckles Day. Quem concedeu a honra foi Barack Obama, que na época era senador. Além disso, tem em seu currículo trabalhos para artistas como Michael Jackson, Whitney Houston e Pet Shop Boys. No vídeo, The Whistle Song, sucesso de 1991.

Sair da versão mobile