Publicidade
a
a
Novo Museu da Cidade vai ser inaugurado no próximo dia 16 || Crédito: Divulgação

O Rio de Janeiro vai ganhar um presente duplo no próximo dia 16. Após seis anos fechado, o Museu Histórico da Cidade vai ser reaberto ao público e com direito a uma exposição de um dos maiores cartões-postais do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor. As fotos, pinturas e videoinstalações expostas vão ser de autoria de Oskar Metsavaht.

“Tive total liberdade de criação para compor cada obra, o que me permitiu percorrer caminhos diversos. Fui inspirado em sua arquitetura, sua pioneira construção e em sua simbologia espiritual e religiosa. A estátua, um dos primeiros monumentos de concreto armado realizados com esta técnica definiu parte de nossa arquitetura modernista nas décadas seguintes. Também pesquisei a interpretação da imagem do Cristo pelos artistas góticos e renascentistas”, resume Oskar.

A exposição também revela curiosidades desconhecidas do grande público, como o fato de a construção do Cristo Redentor ter sido um projeto precursor do crowdfunding. Isso porque em 1921, a Igreja pediu a paróquias e devotos para fazerem doações e, assim, arrecadou a verba necessária para colocar de pé o projeto. E cada pessoa ou família que contribuiu com doações ou trabalho para as obras está representada no Cristo, em milhares de pequenos mosaicos de pedra-sabão, colados sobre folhas de papel – que foram feitos manualmente por voluntários na época.

A exposição terá entrada franca e permanece no Museu até o dia 2 de outubro.

*

No mesmo dia, o museu disponibiliza o acesso ao seu site oficial – museudacidadedorio.com.br. Na página, estarão digitalizadas cerca de 200 obras do acervo de mais de 24 mil itens, selecionados pela museóloga Claudia Porto. Além das obras, textos, que vão desde depoimentos de moradores a teses de especialistas em arte, e uma cronologia da história da cidade também estarão disponíveis.

a
Oskar Metsavaht em frente às suas criações sobre o Cristo Redentor || Crédito: Divulgação

Cristo Redentor por Oskar Metsavaht
Onde: Museu Histórico da Cidade -Estrada Santa Marinha, s/n, Parque da Cidade – Gávea
Quando: de 17 de julho a 2 de outubro; ter. a dom., das 10h às 17h
Entrada franca

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter