Publicidade
Museus entram na modernidade e investem em visitas pela web

A tecnologia também está a favor de quem gosta de museus. Cada vez mais, as instituições têm investido na digitalização de suas obras e espaços, para que as pessoas possam fazer visitas pela internet ou até mesmo por meio de aplicativos. Glamurama selecionou alguns bem bacanas.

1- Capela Sistina – Vaticano

Visitar a Itália e não conhecer a Capela Sistina é quase a mesma coisa que ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel. A pequena igreja fica dentro do Palácio Apostólico, residência oficial do papa. Sua decoração é um espetáculo à parte, com afrescos pintados pelos mais grandiosos artistas da Renascença. Entre eles, Michelangelo, claro.

Capela Sistina

2 – Museu Imperial – Petrópolis / RJ

Localizado em Petrópolis, o museu possui o principal acervo do Brasil Império, com destaque para a época do Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivos e bibliografias.

Museu Imperial

3-Museu Nacional do Iraque – Bagdá

Obras da civilização mesopotâmica são o destaque do Museu Nacional do Iraque. A visita pelo site é dividida por oito salas, que mostram diferentes épocas.

Museu Nacional do Iraque

4- Pinacoteca – São Paulo / SP

A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais com obras brasileiras desde o século 19 até os dias de hoje. Desenvolvido em parceria com o Google Cultural Institute e disponível para download no Google Play, o aplicativo do museu traz os detalhes das principais obras do local, além de mostrar o acervo e as exposições que acontecem por lá com textos explicativos e visitas virtuais narradas pelos curadores da Pinacoteca.

Pinacoteca de São Paulo

5- Museu da Casa Portinari – Brodowski / SP

Instalado na casa onde Cândido Portinari morou durante a infância e juventude, o Museu Casa de Portinari representa o vínculo do artista com sua terra natal. Por lá é possível conferir obras do artista, objetos e móveis que foram usados por ele.

Museu Casa de Portinari
Museu Casa de Portinari

6- Museu Oscar Niemeyer – Curitiba / PR

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, é composto por dois prédios, instalado em uma área de 35 mil metros quadrados. É conhecido como o “museu do olho”, por conta do design. Por lá, exposições voltadas para artes plásticas, design, arquitetura e urbanismo.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

7- Teatro-Museu Dalí – Figueres / Catalunia

O museu era um antigo teatro da cidade do artista, que foi bombardeado na Guerra Civil Espanhola. Na década de 1960, Salvador Dalí e o prefeito da cidade na época decidiram reconstruí-lo. Ele abriga o acervo de obras do artista, incluindo esculturas, colagens, mobiliário etc.

Teatro-Museu Dalí

8- Museu do Louvre – Paris

Não dá para perder a oportunidade de conhecer o museu mais visitado do mundo, Louvre, em Paris. Dá para ver o pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, a “Mona Lisa”, “Vitória de Samotrácia”, “Vénus de Milo” e as enormes coleções de arte do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens.

The Louvre, Paris
Museu do Louvre

 

9- Museu Americano de História Natural – Nova York

As crianças costumam adorar o Museu Americano de História Natural. Animais enormes em ambientes 3D, dinossauros, história da Terra e muitas outras curiosidades imperdíveis. O local serviu de cenário para a gravação do filme “Uma Noite no Museu”.

128233477
Museu Americano de História Natural

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter