A popularização nos últimos anos das redes sociais, universo onde os homens são minoria, fez muito bem para as mulheres famosas. Pelo menos é isso que fica claro quando se analisam os números do mais recente do levantamento feito pela firma americana de monitoramento online D’Marie, que criou um algoritmo especificamente para elaborar uma lista sobre quem é quem no Facebook, Instagram e Twitter.
O ranking é dominado por famosas, e algumas delas estão conseguindo diminuir as diferenças de salários em relação aos homens que ainda reinam no showbiz internacional graças aos milhões de seguidores que possuem em seus perfis oficiais. Um bom exemplo disso é Taylor Swift, a celebridade mais bem paga do mundo, segundo a “Forbes” e a segunda celebridade mais influente das redes sociais, de acordo com a D’Marie.
Com mais de 219 milhões de seguidores entre Facebook, Instagram e Twitter, a cantora possui um poderoso canal de comunicação direto com seus fãs, que não somente a ajuda a promover seus shows como também atrai a atenção de marcas como Diet Coke, Keds e Apple, que pagam a ela milhões para promover seus produtos. Outro exemplo dessa nova tendência é Selena Gomez, a segunda celebridade mais influente das redes sociais e a número um no Instagram, que chega a cobrar US$ 550 mil (R$ 1,8 milhão) por post promocional no aplicativo de compartilhamento de fotos. (Por Anderson Antunes)
Abaixo, o ranking da D’Marie com as dez celebridades mais influentes das redes sociais, das quais oito são mulheres:
#1 Selena Gomez, 182 milhões de seguidores, dona do post mais caro do Instagram: US$ 550 mil (R$ 1,8 milhão).
#2 Taylor Swift, 219,7 milhões de seguidores, celebridade mais bem paga do mundo, com ganhos de US$ 170 milhões (R$ 556,7 milhões) no último ano.
#3 Ariana Grande, 139,6 milhões de seguidores, uma das rainhas do Instagram, usa seu perfil no aplicativo para promover shows e produtos.
#4 Beyoncé Knowles, 157,8 milhões de seguidores, cantora e empresária, mantém vários negócios paralelos e usa as redes sociais para promovê-los.
#5 Kim Kardashian, 138,9 milhões de seguidores, faturou US$ 51 milhões (R$ 167 milhões) no último ano, a maior parte proveniente de um game inspirado em sua imagem e promovido nas redes sociais.
#6 Justin Bieber, 217,5 milhões de seguidores, suas fãs, conhecidas como “Beliebers,” representam a maior parte de suas seguidoras.
#7 Kylie Jenner, 93 milhões de seguidores, possivelmente a primeira supermodelo nascida das redes sociais, já estrelou campanhas hypadas graças ao número de seguidores que possui.
#8 Kendal Jenner, 86,9 milhões de seguidores, mesmo caso de Kylie, é estrela da Estée Lauder desde 2014 e foi escolhida pela marca por ser popular no Instagram.
#9 Nicki Minaj, 123,6 milhões de seguidores, fatura alto com posts promocionais e ainda chama atenção nas redes sociais graças aos seus inúmeros alter egos.
#10 Dwayne Johnson (The Rock), 127 milhões de seguidores, enquanto astros de maior renome esnobam as redes sociais, o ator mais bem pago do mundo usa suas contas pessoais para promover seus filmes e hoje é disputado por estúdios.