Publicidade
11e2_7b01c_549e4f27_oj
]MuBE abre exposição com arte e arquitetura de Paulo Mendes da Rocha || Créditos: Divulgação

O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – MuBE, no Jardim Europa, abre neste sábado a exposição Pedra no Céu – arte e arquitetura de Paulo Mendes da Rocha. São mais de 50 obras de 25 artistas consagrados como Caio Reisewitz, Carmela Gross, Cildo Meirelles e Iran do Espírito Santo. Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a mostra traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE. Durante a abertura ainda será exibido o filme ‘Tudo é projeto’, em homenagem ao arquiteto.

A exposição pretende apontar vínculos entre arte e o legado da arquitetura brutalista de São Paulo. A clareza e a concisão do prédio do MuBE surgem tanto como continuidade de pesquisas anteriores do arquiteto, quanto como desdobramentos exigidos pela singularidade do projeto. Pedra no Céu também explora as relações entre o museu e a produção contemporânea, seja a partir de contrastes ou de consonâncias.

Por lá, estarão exibidas obras tridimensionais, fotografias, pinturas e desenhos de quase 30 artistas, que se relacionam com arquitetura e elementos estruturais do prédio, como a marquise, as paredes de concreto e a paisagem. A maquete do MuBE, pertencente à coleção do MoMA de Nova Iorque, terá seu lugar de destaque.

O filme

Filha de Paulo Mendes da Rocha, Joana Mendes da Rocha, produziu e dirigiu com Patrícia Rubano o filme “Tudo é Projeto”, que será exibido durante a abertura, que fala sobre arquitetura e mostra quem é o arquiteto. É a visão de uma filha, na busca da compreensão de seu pai. Abaixo, cliques de algumas das obras.

[galeria]4456395[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter