No ano em que completa 450 anos, a cidade do Rio de Janeiro é tema da mostra “Imaginários Cariocas: a representação do Rio no cinema”, que ocupa a Caixa Cultural Rio de Janeiro a partir desta terça-feira. A programação conta com mais de 50 obras cinematográficas que ajudaram a construir o imaginário carioca durante todo o século 20 e os dias de hoje. São 35 longas-metragens e 18 curtas selecionados a partir de seis temas: paraíso, solidão, caos, mito, promessa e medo.
“Elogiada por suas belezas naturais, berço da maior parte da produção fílmica do país, única cidade brasileira com 120 anos de história cinematográfica, o Rio de Janeiro construiu não uma, mas várias personas na tela, fazendo jus às várias cidades que a habitam e às sucessivas transformações de sua paisagem ao longo do tempo”, explica Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna e um dos curadores da mostra.
Entre os títulos, estão desde filmes que marcaram época, como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha e “Rio Zona Norte”, de Nelson Pereira dos Santos; até trabalhos menos lembrados, como “24 Horas de Sonho”, de Chianca Garcia, “Eu transo, Ela Transa”, de Pedro Camargo, e “Nos Embalos de Ipanema”, de Antonio Calmon.
Imaginários Cariocas: a representação do Rio no cinema
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – av. Almirante Barroso, 25, Centro
Telefone: (21) 3980-3815
Quando: 8 a 27 de setembro de 2015 (terça-feira a domingo)