Mostra sobre Truffaut é um livro aberto sobre vida do diretor. Aos detalhes

“Truffaut: Um Cineasta Apaixonado” chega ao MIS, em São Paulo ||Créditos: Divulgação

Já com nome definido, a exposição “Truffaut: Um Cineasta Apaixonado”, em homenagem ao aniversário de 30 anos da morte do diretor francês, vai levar ao MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, mais de 600 itens, como desenhos, fotos, objetos, livros, revistas e roteiros com anotações, além de trechos de filmes e entrevistas do cineasta. A mostra fica em cartaz entre os dias 14 de julho e 18 de outubro e conta com curadoria de Serge Toubiana, diretor geral da instituição.

A expo revela o rico trabalho de François Truffaut, considerado um dos principais expoentes da Nouvelle Vague. Todas as peças foram doadas à Cinemateca Francesa pela família do diretor. O material, guardado até então, reflete a obsessão que ele tinha em acumular coisas.

Documentos inéditos, redescobertos recentemente graças a parentes e colaboradores do cineasta, são apresentados pela primeira vez na exposição. Entre eles estão ensaios de atores, croquis de figurinos, fotos de cenas e acessórios de filmes. Sem contar correspondências, notas manuscritas e cadernos que projetam não só o universo ficcional de Truffaut, mas também seu gosto pela literatura – tanto que, entre suas obras, estão adaptações de “Jules e Jim” e “Duas Inglesas e o Amor”, de Henri-Pierre Roché, e “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury.

“É com muito orgulho que apresentamos esta exposição no Brasil, não só por sermos os primeiros a exibi-la depois da Cinemateca, mas por ser um pedido do próprio Serge Toubiana, diretor geral da Cinemateca Francesa e curador da exposição. Ele ficou impressionado com a montagem que fizemos da exposição ‘George Méliès’, em 2012, e nos procurou para oferecer a mostra do Truffaut em primeira mão. Uma proposta irrecusável e aceita na hora”, disse André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS.

*

A mostra no MIS traz um recorte diferente do que foi feito na Cinemateca Francesa. Enquanto a montagem de Paris apresentava a vida e obra de Truffaut em ordem cronológica, a paulistana revela Truffaut por meio do cinema. O público pode esperar uma expografia especial, com experiências sensoriais em algumas salas.

*

O MIS será a primeira instituição a receber a exposição, que foi concebida pela Cinemateca Francesa, onde ficou em cartaz de 8 de outubro de 2014 a 1º de fevereiro deste ano.

“Truffaut: Um Cineasta Apaixonado”

Quando: De 14 de julho a 18 de outubro de 2015 – terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

Onde: MIS – avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Ingresso R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

www.mis-sp.org.br

 

Sair da versão mobile