Publicidade
Boca (para L’Oreal), Nova York, 1986, e vestido sereia de Rochas (Lisa Fonssagrives-Penn), Paris, 1950 || Créditos: Divulgação/Irving Penn

Tome nota, glamurette! A partir de 21 de agosto, o IMS Paulista recebe a exposição “Irving Penn: Centenário”. Exibida pela primeira vez no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, apresenta um panorama da produção do fotógrafo americano através de mais de 230 imagens clicadas ao longo de quase 70 anos de carreira. Oportunidade imperdível de observar a variedade temática de Irving Penn (1917-2009) que, além de trabalhos inovadores no universo da moda, produziu retratos, naturezas-mortas, nus femininos, peças publicitárias, entre outras obras.

Além do Met, em Nova York, a retrospectiva passou pelo Grand Palais, em Paris, e pelo C/O Berlin. No IMS, as fotos vão ocupar dois andares e serão divididas em 12 eixos temáticos. Em cada seção será destacado o processo de experimentação que permeia a produção do artista. Ao fotografar, Penn dedicava grande atenção aos detalhes, preferindo trabalhar em estúdio, onde se sentia mais confortável para criar, quase sempre usando como fundo uma antiga cortina de teatro.

O destaque fica por conta do conjunto de fotografias de moda. Em 1950, Penn registrou a alta-costura parisiense em imagens simples em que destaca a presença de Lisa Fonssagrives, modelo com quem Penn acabou se casando. Retratos de intelectuais que viviam em Nova York, entre eles Igor Stravinsky, Marcel Duchamp, Alfred Hitchcock e Truman Capote, e fotos que questionavam os padrões de beleza, como a série de nus femininos (1949-1950).

A curadoria é assinada por Maria Morris Hambourg e Jeff L. Rosenheim, do Met. Por ocasião da abertura, os dois participam de uma conversa com o coordenador de fotografia do IMS Sergio Burgi. O evento acontece no cineteatro, às 18h30, é aberto ao público e gratuito. O lugares são limitados e distribuição de senhas acontecerá 60 minutos antes do evento. Limite de uma senha por pessoa.

“Irving Penn: Centenário”
Abertura: De 21 de agosto a 18 de novembro
* No dia de abertura, o horário de visitação das galerias do IMS Paulista será estendido até as 22h.
Entrada gratuita
IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Nas quintas, até as 22h.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter