Publicidade
nota-10104
“Perfume de Sonho. Uma jornada ao mundo do café” || Créditos: Sebastião Salgado/Divulgação

Em sua última expedição pelo mundo, sempre com uma câmera na mão, Sebastião Salgado teve como missão traduzir em cliques a essência dos cafezais, assim como homenagear homens e mulheres que trabalham nas plantações de café. O resultado desta jornada realizada entre os anos de 2004 e 2012, a convite da marca italiana Illycaffé, será exibido pela primeira vez no Brasil a partir do dia 07 de abril, no Instituto Tomie Ohtake. Trata-se de uma das maiores reportagens já produzidas sobre o mundo do café, percorrendo dez países produtores do grão: Brasil, Índia, Indonésia, Etiópia, Guatemala, Colômbia, China, Costa Rica, El Salvador e Tanzânia.

Com a curadoria de Lélia Wanick Salgado, mulher do fotógrafo, “Perfume de Sonho. Uma jornada ao mundo do café” reúne 80 fotos que exprimem, a partir da visão particular de um dos maiores fotógrafos contemporâneos, cultivo, colheita, secagem e seleção dos grãos, pessoas, paisagens e o relacionamento com a terra. Apresentada pela primeira vez em Veneza, em 2015, a mostra virou livro, à venda na Livraria Cultura por R$ 233.

A relação que Salgado tem com o café vem da infância. Nascido em 1944 em Aimorés, Minas Gerais, dos 7 aos 14 anos ajudava seu pai na secagem dos grãos e na costura de sacos. Em 1998, fundou ao lado de sua mulher o Instituto Terra, que tem como intuito conservar e restaurar uma parte Mata Atlântica, um dos mais importantes ecossistemas do mundo.

O Instituto Tomie Ohtake recebe as fotos a partir do dia 06 de abril, apenas para convidados. Com entrada gratuita, a visitação acontece de 07 de abril a 08 de maio, de terça a domingo, das 11h às 20h.

cine-dd0104
“Perfume de Sonho. Uma jornada ao mundo do café” || Créditos: Sebastião Salgado/Divulgação

Exposição Sebastião Salgado – Perfume de Sonho
Quando: 06 de abril, às 20h para convidados. 07 de abril a 08 de maio aberta à visitação
Onde: Instituto Tomie Ohtake, Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) São Paulo
De terça a domingo, das 11h às 20h
+www.institutotomieohtake.org.br

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter