Publicidade
Sergio Marchionne || Créditos: Getty Images
Sergio Marchionne || Créditos: Getty Images

“Infelizmente, aquilo que temíamos aconteceu. Sergio Marchionne, homem e amigo, se foi”. Foi assim mesmo, sem muitos rodeios, que a famosa família Agnelli, fundadora da FIAT, anunciou na manhã desta quarta-feira a morte de Sergio Marchionne, que durante 14 anos comandou a montadora italiana e é creditado por tirá-la de uma de suas piores crises em décadas.

O fato de que os Agnelli vieram a público para lamentar a perda de Marchionne diz muito sobre o executivo ítalo-canadense de 66 anos, que era admirado pelos descendentes de Gianni Agnelli e visto por muitos funcionários da FIAT como o melhor sucessor do lendário magnata italiano.

Foi de Marchionne a ideia de comprar a Chrysler em 2009 pouco tempo depois da fabricante de carros americana decretar falência. O negócio foi controverso na época, mas acabou transformando o FIAT Group em um dos maiores players mundiais no segmento automotivo, com faturamento de US$ 133 bilhões (R$ 497,4 bilhões) em 2017.

Conhecido pelo bom humor e pelas tiradas certeiras, ele respondeu um repórter que o questionou em 2013 sobre o grande número de novos lançamentos que a FIAT havia recém-anunciado dizendo que tinha todos os dados relativos ao tema “tatuados em suas partes íntimas e com precisão de detalhes”.

Workaholic assumido, Marchionne fazia questão de visitar o maior número possível de fábricas e por causa disso vivia em aviões executivos, sempre com vários celulares nas mãos e delegando tarefas aos seus assessores. Ele entrou na FIAT em 2004 depois que Umberto Agnelli, filho de Gianni, morreu de câncer.

No último domingo, a montadora anunciou de maneira abrupta que o executivo estava deixando o cargo de CEO, citando “complicações inesperadas”, semanas antes de ele ter sido visto em público ofegante. A partir daí, Marchionne foi internado em um hospital de Zurique e seu estado de saúde só fez piorar.

Líderes políticos italianos de todas as frentes lamentaram a morte dele, incluindo o primeiro-ministro da Itália Giuseppe Conte e Silvio Berlusconi. John Elkann, outro herdeiro do clã Agnelli, resumiu bem o clima no país neste momento de luto. “É aquele tipo de notícia que só pode ser descrita como injusta”, disse em nota. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Março

Dia 26 de Março

Moda atemporal Através de hábeis jogos de recortes e proporções, a marca Alfie transformou o contraste entre o...

Instagram

Twitter