A moda vive nesta sexta-feira uma grande perda: o estilista francês André Courrèges morreu nessa quinta-feira aos 92 anos vítima da doença de Parkinson, segundo anunciou há pouco a maison Courrèges.
À frente de seu tempo, o estilista nascido no dia 09 de março em Pau, no sudoeste da França, era engenheiro civil por formação e fez história quando lançou a coleção Space Age, em 1964, introduzindo ao armário feminino uma moda futurista recheada de minissaias e vestidos com linhas limpas, botas, toques de vinil e a onipresença do branco, sua cor favorita.
Aposentado desde os anos 90, quando decidiu dedicar-se apenas à pintura e escultura, deixou o comando da maison a cargo de sua mulher, Coqueline Courrèges, até 2011, ano em que a marca foi vendida aos publicitários Jacques Bungert e Frédéric Torloting, da agência Young & Rubicam.
“Ao longo de sua vida, André Courrèges, ao lado de Coqueline, não parou de avançar, de inventar para estar sempre à frente. Um criador visionário que anteviu o que seria o século 21 e que acreditava no progresso. E isso é o que torna Courrèges tão moderno hoje”, declararam Jacques Bungert e Frédéric Torloting, copresidentes do grupo Courrèges.
Na galeria abaixo, o primeiro desfile da Courrèges na semana de moda desde que mudou de direção, apresentado em setembro de 2015, em Paris.
[galeria]3428471[/galeria]