Morre aos 86 anos José Zaragoza, um dos fundadores da DPZ

José Zaragoza na abertura de sua individual “Olympics”, em agosto de 2016, em São Paulo || Créditos: Créditos: Paulo Freitas

Notícia triste para a publicidade. Morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 86 anos, o publicitário e pintor José Zaragoza, um dos fundadores da agência DPZ (atualmente chamada DPZ&T). A notícia foi dada pela agência em suas redes sociais. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do grande José Zaragoza, nosso Z da DPZ&T. Dono de múltiplos talentos, o artista plástico, pintor e publicitário descansou em sua casa nesta madrugada. Mandamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse gênio da publicidade e da arte. Em breve publicaremos detalhes sobre o cerimonial”, publicou a empresa. Zaragoza vivia no Brasil desde 1952, e morreu em sua casa, nos Jardins. O publicitário ainda almoçou com sua mulher, Monique Zaragoza, no domingo, Dia das Mães.

Nascido em Alicante, ele passou sua infância em Barcelona e trabalhou como fotógrafo no Brasil, sendo depois estagiário da NBC em Nova York. Depois disso, voltou ao Brasil para fundar o estúdio de design Metro 3 ao lado de Ronaldo Perischetti e Francesc Petit. Em 1968, fundou a DPZ com Petit e Roberto Duailibi.

Como pintor, Zaragoza participou de uma série de exposições, entre elas a Bienal de São Paulo de 1963 a 1967. Em 2005 foi tema da exposição “Zaragoza – Meio Século – Revisão”, no Museu Brasileiro de Escultura, que reuniu suas obras dos últimos 50 anos. Em agosto de 2016, abriu a mostra  “Olympics”, na Canvas Galeria, em São Paulo, que aborda uma de suas paixões, as Olimpíadas, através de cerca de 30 pinturas que captaram momentos esportivos, dos saltos ornamentais à esgrima, passando pelo futebol e hipismo. Ele também foi o primeiro presidente e um dos fundadores do Clube de Criação de São Paulo, além de ter lançado diversos livros.

Sair da versão mobile