Publicidade
As moedas encontradas na região da Lombardia: tesouro do século 5 || Créditos: Reprodução
As moedas encontradas na região da Lombardia: tesouro do século 5 || Créditos: Reprodução

Repleta de sítios arqueológicos permanentes, a região da Lombardia, no norte da Itália, foi palco de uma descoberta e tanto na última semana: operários que se preparavam para demolir o antigo Teatro Cressoni, que fica às margens do Lago Como, precisaram interromper o trabalho assim que acharam um pote de barro com centenas de moedas de ouro de valor ainda incalculável do século 5, época do Império Romano.

Ministro da Cultura italiano, Alberto Bonisoli classificou a descoberta como “algo para se ter muito orgulho” e afirmou que o tesouro já está sendo estudado por especialistas. Só quem não festejou muito a notícia foi o dono do terreno onde fica o Cressoni, um prédio erguido em 1870 que iria ao chão para dar lugar a um resort de luxo. Por causa das moedas encontradas lá, a obra foi embargada e só será reativada depois que as autoridades responsáveis se certificarem de que não há mais outros objetos de valor na área, o que pode levar de meses a anos.

Na Itália, esse tipo de descoberta é até comum, e sobretudo em Roma. Um dos motivos pelos quais o metrô da Cidade Eterna é tão pequeno, já que a cada vez que novas estações começam a ser construídas os trabalhos param por conta dos objetos histórico que aparecem em meio às escavações. É o preço de se morar em um museu ao céu aberto. (Por Anderson Antunes)

O local da descoberta || Créditos: Reprodução

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter