Lenda da moda, assim podemos definir Miuccia Prada, uma das aniversariantes do dia, que completa 69 anos a todo vapor! Miuccia definitivamente é uma mulher à frente do seu tempo. Suas criações para Prada e Miu Miu são constantes fontes de inspiração e referência, e ela segue deixando seu legado no universo fashion. Em comemoração à única pessoa que pode nos convencer a usar meias com sandálias, Glamurama lista algumas das incontáveis vezes em que a estilista italiana mostrou seu poder.
1 – No final dos anos 70…
Foi nesta época que ela assumiu o comando do negócio da família Prada, que era uma loja que vendia apenas malas de viagens, e começou a transformá-la, até se tornar a gigante da moda que é hoje.
2 – Quando inventou a bolsa saco em 1980…
Em meados dos anos 1980 Miuccia simplesmente transformou as bolsas em um saco de luxo. Prada mudando os rumos da moda desde o início.
3 – Em 1992…
Lançou a Miu Miu, marca “irmã” com pegada mais jovem e acessível da Prada. Aliás, “Miu Miu” era seu apelido de família. Precisa dizer que se tornou um sucesso?
4. Quando emprestou seu nome e deu consultoria para o mais famoso filme de moda de todos os tempos
Em 2006, o demônio Miranda Priestly, personagem de ficção de “O Diabo Veste Prada”, chegou para causar. E Miuccia foi quem disse o que a personagem de Meryl Streep deveria usar, além de liberar o próprio nome para dar título ao longa. O que ela disse na época? “Foi super divertido.”
5. Quando abriu uma exposição só de saias
Ela realmente fez isso. A mostra foi chamada de “Cintura baixa, saias por Miuccia Prada” e contou com mais de 200 modelos de suas coleções produzidas desde 1988, e expostos na loja da marca no Soho, em Nova York. O famoso arquiteto holandês Rem Koolhaas projetou o espaço. Isso também em 2006.
6. Na primavera de 2007…
Miuccia propôs e as mulheres aderiram! A ideia era sair de casa sem a parte de baixo tradicional e apostar em grandes calcinhas de cetim, hoje conhecidas como hotpants. Nove anos depois, a tendência ainda é uma das mais usadas pelas estrelas, tops e fashionistas.
7. Durante o filme “The Great Gatsby”…
Miuccia recebeu o convite da premiada figurinista Catherine Martin para ajudá-la a criar os figurinos do filme “The Great Gatsby”, em 2013. Ao todo foram usados 40 vestidos dos acervos da Prada e da Miu Miu, adaptados ao excessos da época (década de 1920). Incluindo o espetacular look cor-de-rosa usado por Carey Mulligan no papel de Daisy.
8. Foundazione Prada
A grande confirmação que o legado de Miuccia extrapola as passarelas veio com a inauguração do prédio da Fondazione Prada, em 2015. Em mais uma parceria com o amigo/arquiteto Rem Koolhaas, transformou uma antiga destilaria encravada em um bairro industrial de Milão, em um espaço supermoderno para abrigar a enorme coleção de arte contemporânea da família Prada. Nem precisa dizer que se tornou um dos hotspots mais concorridos do pedaço com exposições permanentes e temporárias.
9. Em 2015…
E como Miuccia não decepciona, contratou o diretor de cinema Wes Anderson, um mestre em criar cenários únicos e incríveis, para cuidar do café que fica dentro da Fondazione Prada. O Bar Luce com sua “pegada” retrô, em tons de rosa e verde com máquinas de pinball, leva os visitantes direto para o universo fantástico de Anderson.
10. Na vida…
Mesmo com toda a fama, Miuccia mantém os pés no chão: “Amo moda, mas acho que ela deve ficar em seu lugar e não governar sua vida. É uma parte muito legal, mas eu acho que deveria ser apenas por diversão.” Rainha, né?