Luto no universo “artsy”: Milton Glaser, que criou o famoso logo “I Love NY”, morreu na última sexta-feira, dia em que completou 91 anos, em sua casa em Manhattan, onde há mais de 10 anos curtia a aposentadoria. Segundo a viúva dele, Shirley Glaser, o designer não resistiu às complicações de um derrame que havia sofrido na véspera, e que também lhe causou sérios problemas renais. Eles eram casados desde 1957 e nunca tiveram filhos.
Além de seu trabalho mais famoso, Glaser também fez história com um pôster no qual retratou Bob Dylan com cabelos psicodélicos, além das logomarcas que criou para empresas distintas como a DC Comics e a Brooklyn Brewery, conhecida cervejaria artesanal da Big Apple.
Cofundador da revista “New York” junto com Clay Felker, ele integrou o icônico Push Pin Studios e, entre outras conquistas, é creditado por ter ajudado a mudar a identidade visual norte-americana, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, quando viveu seu auge.
Filho de um alfaiate e de uma dona de casa, Glaser foi criado no Bronx, em NY, e era um típico morador de lá, daqueles que não perdem um bom brunch de domingo no verão. Uma de suas últimas aparições públicas foi em 2009, quando esteve em Washington para receber a Medalha Nacional das Artes do então presidente Barack Obama, tornando-se o primeiro designer americano a receber a honraria. (Por Anderson Antunes)