Publicidade

Glamurama encontrou Matheus Nachtergaele nessa quarta-feira no Theatro Municipal do Rio. “Passei o dia nervoso, ansioso, feliz, honrado, tenso… Não tem aquela coisa que dizem… ‘Vai pentear macaco?’ Não tenho macaco. Fui pentear meus cachorros [são 10!], a tarde toda, pra me acalmar , trocar essa energia com eles e vir pra cá iluminado.” É que a ocasião era a première de “Trinta”, cinebiografia de Joãozinho 30, o carnavalesco mais respeitado do Carnaval carioca, conhecido por desfiles suntuosos, que morreu em 2011 e agora é vivido por Matheus na telona. Uma frase de Joãozinho que ficou famosa? “Pobre gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual.”

Dublê de bailarino

“Foi no Municipal que começou a história dele como artista”, lembra o ator. “Ele foi aprovado como bailarino, no corpo de baile fixo. Como não se destacou, já que não tinha o tipo físico ideal [media 1,58m], começou a se interessar pelo figurino e chegou até a dirigir espetáculos aqui. Fiz aulas de balé durante quatro meses para pegar aquela postura que ele tinha, de quem foi treinado, talhado pela vida. E foi aqui que fiz meu teste para as cenas de dança. O Joãozinho passou, eu não. Precisei de dublê.”

Gabiru

Joãozinho foi um rapaz pobre e batalhador que veio do Maranhão e foi conquistando seu espaço degrau por degrau. “Um mestre humilde, formado pelas próprias mãos. O filme tem um lado político, na minha opinião. Mostra o que nós, gabirus brasileiros, podemos fazer se nos deixarem ter educação. Ele transformou o Carnaval do Rio em uma ópera a céu aberto. Os desfiles da Avenida se dividem em antes e depois de Joãozinho 30”, finaliza Matheus. Quer assistir ao trailer? Aperta o play aqui embaixo! (Por Michelle Licory)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter