Publicidade
Outubro Rosa / Crédito: Divulgação

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante para a cura. E é com esse objetivo que nasceu a campanha Outubro Rosa, existente desde 1990 e que teve início nos Estados Unidos.

Pensando na importância desse mês, o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), ao lado da Dra. Vanessa Saliba Donatelli, mastologista do IBCC Oncologia, respondeu as principais perguntas sobre o assunto, desde a idade com maior prevalente para o surgimento do câncer, até os mitos que envolvem anticoncepcional. Confira!

– É verdade que o câncer de mama é o que mais mata mulheres? E quanto a incidência é fato que é o segundo mais comum no mundo?

Resposta: Sim, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o segundo mais incidente, com 66 mil casos estimados para 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão  auxiliar do Ministério da Saúde para desenvolver e coordenar as ações integradas para a prevenção e o controle.

– Qual a idade com maior prevalente para o surgimento do câncer de mama? É comum aparecer após os 35 anos?

Resposta: A idade é um fator muito relevante para esse tipo de câncer. Na maioria das vezes é mais frequente entre os 50 e 60 anos. Não é muito comum antes dos 35 anos, mas nos últimos anos houve ocorrências em mulheres mais jovens com idade de 30 a 35 anos, especialmente, por fatores associados às mutações genéticas.

– Qual a taxa de mortalidade do câncer de mama?

Resposta: A taxa de mortalidade é ao redor de 13 mulheres a cada 100 mil.

 – Qual o índice de sucesso se descoberto em fases iniciais?

Resposta: A detecção precoce permite que o câncer de mama seja curável em cerca de 90% dos casos.

 – Percentual de aparecimento por hereditariedade? E de forma esporádica?

Resposta: Em 10% dos casos são por hereditariedade e em 90% casos esporádicos.

 – Existe alguma estatística relacionada ao percentual de mulheres com esse diagnóstico que precisarão de cirurgia?

Resposta: Na grande maioria dos casos de câncer de mama com estadiamento inicial, o tratamento de escolha é a cirurgia. Já em casos mais avançados com tumores acima de 3cm, de maneira geral, podemos optar por iniciar o tratamento com a quimioterapia e posteriormente com a cirurgia.

 – Quando feito exame clínico pelo especialista é possível detectar nódulos de quantos centímetros? E quando a própria pessoa faz o autoexame em média ela consegue detectar com quantos centímetros?

Resposta: Quando o exame das mamas e feito pelo médico é possível detectar nódulos a partir de 1cm. Já no autoexame, as mulheres conseguem detectar acima de 2cm.

 – O anticoncepcional usado por muito tempo pode potencializar o câncer de mama? Existe algum estudo com esse percentual?

Resposta: Não há nenhum estudo que comprove que o uso prolongado de anticoncepcional pode aumentar as chances de câncer de mama.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter