O que era parceria virou guerra: Marina Abramovic azedou com Jay Z – e feio. Em entrevista ao site da revista “Spike Art Magazine”, ela diz ter sido usada pelo rapper, que não teria cumprido o acordo que fez para a criação do vídeo “Picasso Baby”, filmado na Pace Gallery, em Nova York, e lançado em 2013. Em cena, Abramovic aparece fazendo sua famosa performance The Artist Is Present, enquanto o todo-poderoso do rap canta para ela. “Jay Z adaptou meu trabalho com uma condição: que ele ajudasse meu instituto. E ele não fez isso”, afirmou a artista.
Apesar de Marina ressaltar que não se arrependeu de ter trabalhado com Jay Z, ela deixou bem claro que nunca mais vai colaborar com ele. “Jamais farei isso de novo. Nunca. Fui muito ingênua, era tudo novo para mim e não tinha ideia que isso poderia acontecer. É tão cruel que é inacreditável. Ficarei longe disso, com certeza”.
Enquanto isso, quando o assunto é Lady Gaga, com quem também trabalhou, Marina é só elogios. “O que aconteceu é muito diferente. Por ter milhões de fãs, ela trouxe um público jovem para minha audiência”, disse. As duas fizeram um vídeo no qual a cantora medita a partir do método Abramovic – e tira a roupa até ficar nua.
Lembrando que, depois que o vídeo “Picasso Baby” foi lançado, muitos críticos de arte alfinetaram Marina e chegaram a declarar que “aquele foi o dia em que a arte performática morreu“. Confira o dito cujo dando play abaixo e aguarde cenas dos próximos capítulos.