De olho na responsabilidade social, a Yves Saint Laurent Beauté promove campanha para “Abuso Não é Amor”, programa global que tem como objetivo prevenir e ajudar a combater a violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI), que acaba de ser lançada no Brasil em parceria com o Instituto AzMina, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a igualdade de gênero.
A campanha, lançada oficialmente dia 12 de junho, tem como objetivo gerar conscientização no dia marcado por manifestações de amor. Em todo o mundo, o Dia dos Namorados é quando os casais celebram sua união, trocam presentes e compartilham declarações. O que pouca gente sabe é que a data, que varia de país para país, também marca o aumento da violência por parceiro íntimo, em alguns lugares o crescimento desse tipo de violência chega a 20%, segundo pesquisa da Universidade de Calgary, no Canadá.
“Segundo pesquisa da OMS, a violência por parceiro íntimo (VPI) continua sendo uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres, com quase 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo sofrendo VPI e/ou violência sexual pelo menos uma vez na vida. No Brasil, pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, cerca de 29,1 milhões de pessoas afirmaram ter sofrido algum tipo de violência e, quando falamos de mulheres, 52,4% das agressões são praticadas pelos parceiros”, explica Sabrina Zanker, diretora geral da L’Oréal Luxe no Brasil.
Para dar suporte às vítimas de relacionamentos abusivos e aqueles que procuram se tornar aliados, a marca criou o site oficial do programa Abuso Não é Amor, onde oferece treinamento e recursos educacionais gratuitos. A ferramenta de treinamento ajuda as pessoas a entenderem os nove sinais e a natureza multifacetada dos relacionamentos abusivos e disponibiliza orientações sobre como abandonar a situação ou ajudar um(a) amigo(a) a sair da situação de abuso.
Além disso, como parceiro oficial da Yves Saint Laurent Beauté no Brasil, o Instituto AzMina disponibiliza um aplicativo gratuito de enfrentamento à violência doméstica, o PenhaS (disponível para Android e IOS). Como parte da ação de Abuso Não é Amor, o app está sendo utilizado para compartilhar informações e um mapa com os serviços públicos de atendimento às vítimas de violência em todo o país, assim como acolher e orientar, junto à equipe AzMina, mulheres dispostas a ajudar mulheres em situação de violência. As usuárias podem escolher até cinco pessoas de sua confiança para serem acionadas em caso de emergência.
O programa foi lançado, globalmente, em 2020 com três grandes parcerias com organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Este ano, expandiu seu alcance para 25 países, sendo o Brasil um deles. As ativações se concentram em oferecer sessões educativas sobre os nove principais sinais de VPI e conscientizando sobre como intervir quando um ente querido está em um relacionamento abusivo. Até agora, mais de 500.000 pessoas foram treinadas pelas organizações parceiras ou líderes do projeto no grupo L’Oréal ao redor do mundo, com a meta de treinar 2 milhões de pessoas até 2030.
Os 9 sinais de um relacionamento abusivo são:
1) Ignorar: quando o abusador usa a própria raiva como uma oportunidade para punir seus parceiros, ignorando-os propositalmente;
2) Chantagear: quando o abusador diz que vai abandonar a pessoa ou expor segredos se não fizer algo ou recusar algo;
3) Humilhar: quando o abusador insulta o parceiro, fazendo-o se sentir mal;
4) Manipular: quando o abusador usa os sentimentos do parceiro para que eles ajam de certa maneira;
5) Mostrar ciúmes excessivo: quando o abusador suspeita de tudo que o parceiro diz ou faz, além de querer atenção total;
6) Controlar: quando o parceiro controla tudo do parceiro, o que veste, o que faz, etc; 7) Intrusão: quando o abusador quer se intrometer nas coisas pessoais do parceiro, como mensagens ou redes sociais;
8) Isolar: quando o abusador isola o parceiro da família e amigos;
9) Intimidar: quando o abusador coloca medo em você e em tudo que faz.