O domínio da Victoria’s Secret no mercado norte-americano de roupas íntimas para mulheres começa a ser ameaçado pela marca American Eagle Outfitters, cujas vendas no segundo trimestre deste ano cresceram 12% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a US$ 797 milhões (R$ 2,8 bilhões).
Com desenhos mais simples e modestos do que a VS, a American Eagle também possui uma submarca, a Aerie, que é focada no público adolescente e cresceu impressionantes 18% no último ano. Vale lembar que a VS também tem uma marca para as consumidoras mais jovens, a Pink, que responde por boa parte de seus lucros anuais. A garota-propaganda da Pink é a angel brasileira Alessandra Ambrosio.
Apesar de ser dona de uma fatia de 40% no mercado de lingeries e afins dos Estados Unidos, a VS tem enfrentado dificuldades para conquistar novas clientes. Ao mesmo tempo, a Abercrombie & Fitch, que também vende roupas íntimas para mulheres, passa pelo momento mais crítico dos seus 123 anos de existência – somente neste ano a empresa se desvalorizou mais de 37% na bolsa. Em situação menos crítica, a L Brands Inc, que controla a VS, perdeu cerca de 2,5% de seu valor em bolsa neste ano. Já a American Eagle viu suas ações se valorizarem em quase 24% de janeiro para cá. (Por Anderson Antunes)