Publicidade
A Villa Jako, que já foi de Karl Lagerfeld || Créditos: Getty Images/Reprodução
A Villa Jako, que já foi de Karl Lagerfeld || Créditos: Getty Images/Reprodução

Pra quem sonha em viver como um kaiser alemão mas só faria isso se fosse com muito estilo, a oportunidade é única: uma mansão histórica localizada em Hamburgo, na Alemanha, que fica às margens do rio Elba e já pertenceu a Karl Lagerfeld, está à venda por € 10 milhões (R$ 44,2 milhões). Construída nos anos 1920, a propriedade foi comprada pelo diretor-criativo da Chanel e da Fendi (além de sua própria marca homônima) em 1991, pouco tempo depois da morte do companheiro de longa data dele, o socialite francês Jacques de Bascher.

Em homenagem ao namorado de anos, o estilista decidiu restaurá-la com a ajuda de profissionais e a decorou conforme seu gosto pessoal, para transformá-la em um local de descanso e dando-lhe o nome de “Villa Jako” – Jako era como que ele se referia a Bascher, com quem viveu por 18 anos. Lagerfeld disse “auf wiedersehen” ao endereço em 1998, alegando que não nasceu para apreciar o balançar das águas do Elba. “A única coisa que tinha pra fazer lá era ficar olhando pro rio, e assim você acabava se tornando preguiçoso”, ele revelou recentemente.

Com uma área total de 12 mil metros quadrados, a Villa Jako foi feita sob medida para a família de um comerciante naval dos tempos da “República de Weimar”, como a Alemanha foi breve e informalmente conhecida depois do fim da Primeira Guerra Mundial. Seu interior inclui chão de madeira nobre, muito mármore e até mesmo um implúvio, um tanque para a coleta de água de chuvas bastante usado pelos antigos gregos, etruscos e romanos. Lagerfeld não mudou muito de sua essência, mas fez questão de caprichar no paisagismo dos jardins.

Destaque em um dos coffee table books que o fashionista lançou ao longo da carreira – “Ein Deutsches Haus” (“Um Lar Alemão”), publicado em 1997 – a mansão pertence atualmente ao empresário Michael Haentjes, dono da empresa de distribuição musical Edel AG, que ficou famosa por ter sido escolhida por Prince em 1994 depois que este rompeu sua parceria de anos com a Warner Bros. Records. Quando a comprou, Haentjes decidiu manter a decoração da época de Lagerfeld, de quem sempre se declarou fã. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter