Magnata ecologista americano morre após acidente de caiaque no Chile

Douglas Tompkins || Créditos: Divulgação

O milionário ecologista americano Douglas Tompkins, fundador das marcas de roupas The North Face e Esprit, morreu nessa terça-feira em um acidente de caiaque no lago General Carrera, na região da Patagônia, no Chile. Ele tinha 72 anos.

A notícia foi confirmada pelo Hospital Regional de Coyhaique, onde Tompkins foi atendido após ser transportado para lá de helicóptero, e a causa da morte foi apontada como hipotermia severa. Segundo uma nota do hospital, o empresário participava de uma expedição de canoagem com outros cinco amigos e os caiaques em que eles estavam emborcaram.

Tompkins vendeu sua participação na The North Face em 1969, se aposentou da vida empresarial em definitivo no início dos anos 1990, após vender a fatia que possuía na Esprit por US$ 150 milhões (R$ 559,5 milhões). Ele usou parte do dinheiro para comprar terras na Patagônia, onde chegou a possuir mais de 290 mil hectares, e investir em causas ambientais. Em junho, Tompkins começou a demonstrar interesse em investir no Brasil, como noticiado por Glamurama na época.

Sair da versão mobile