Publicidade
Diana com Liza Minnelli, de quem foi amiga || Créditos: Getty Images
Diana com Liza Minnelli, de quem foi amiga || Créditos: Getty Images

O aniversário de 20 anos da morte da princesa Diana nesta quinta-feira, claro, é o assunto do dia no Reino Unido, com os principais tabloides do país dedicando páginas e mais páginas para falar sobre a tragédia que abalou o mundo e gerou uma crise sem precedentes para a monarquia britânica.

Mas chama atenção o fato de que a cobertura do caso é reservada às seções de “entretenimento” dessas publicações, apesar do status de membro da família real mais famosa e influente do mundo que a mãe do futuro rei da Inglaterra teve durante boa parte da vida, sem falar em seu funeral com ares de despedida de chefe de estado e assistido ao vivo por mais de 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Diana perdeu o direito de ser tratada como Sua Alteza Real depois que se divorciou do príncipe Charles, com quem foi casada entre 1981 e 1996, e junto com isso o acesso ao poderoso sistema de proteção reservado aos familiares da rainha Elizabeth II. Não por coincidência, foi ao longo do último ano de sua vida que ela viveu alguns de seus momentos mais intensos registrados pelos paparazzi, que passaram a fotografá-la de perto sem o impedimento de agentes do MI5 que a protegiam em seus anos de nora real mais famosa e que lhe ajudaram a construir a aura de mito que tem até hoje.

O que poucos sabem é que Lady Di planejou essa transformação meticulosamente durante anos e com o auxílio de várias celebridades de seu tempo, não somente para provocar os sogros – a monarca e seu marido, o príncipe Philip, sempre olharam pessoas muito conhecidas porém sem pedigree com um certo desdém – mas sobretudo porque acreditava que poderia surfar na popularidade delas, que considerava menos esnobes que os sangues azuis e, de quebra, manter os súditos do seu lado mesmo diante da possibilidade de ser enxotada da família real, algo que acabou acontecendo.

Duas décadas depois de ter partido e ainda considerada como um dos maiores fenômenos midiáticos da história, ela continua provando que atrair flashes e ser a “princesa do povo” e a “rainha dos corações”, como é lembrada hoje, pode ser muito mais vantajoso do que se tornar uma Windsor na hora de entrar para a história.

Abaixo, Glamurama preparou uma galeria com algumas das celebridades de quem Diana foi mais próxima. Clica na seta pra descobrir! (Por Anderson Antunes)

[galeria]4499449[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter