A receita deste domingo é queridinha de quem frequenta o Manioca, ali do lado do Maní. O talharim de palmito pupunha é simples de fazer e leva um toque de chef, o azeite trufado, que faz toda a diferença. Siga os passos de Helena Rizzo e arrase no almoço de domingo!
* Ingredientes
1 quilo de coração de palmito pupunha
500 ml de creme de leite
250 gramas de parmesão
250 ml de leite
Para temperar: salsinha, azeite de oliva, mix de brotos – feijão e bambu -, flores comestíveis, pimenta sichuan e sal
Azeite trufado para finalizar.
* Modo de fazer
Corte o coração de palmito pupunha com uma faca, em tiras, como se fosse talharim e cozinhe em água fervente com sal por dois minutos. Retire do fogo e resfrie imediatamente em água e gelo, escorra bem e reserve. Para fazer o molho, aqueça o leite, o creme de leite e adicione o parmesão cortado em pedaços pequenos. Quando levantar fervura e o queijo derreter, retire da panela e bata em um liquidificador até ficar um creme homogêneo e passe por um coador.
* Na hora de servir, mergulhe o talharim por alguns segundos em uma panela com água fervendo e sal, escorra bem e puxe na frigideira aquecida com um fio de óleo por alguns instantes. Acrescente o molho de parmesão, salsinha picada, pimenta sichuan e um fio de azeite trufado, acerte o sal e a pimenta. Finalize com brotos, flores e um fio de azeite de oliva.