A receita deste domingo é fácil como o dia pede. Inaugurado nessa semana nos Jardins, o Brasero Amatxu, restaurante que resgata as tradições da gastronomia do Paíse Basco, mas com o toque do chef brasileiro Gustavo Ubarana, foi quem deu a superdica pra gente. Quer aprender uma receita rápida e versátil para impressionar? Siga os passos da Tortilla de Bacalhau!
* Para fazer uma porção individual é necessário usar uma frigideira antiaderente de cerca de 15 centímetros de diâmetro. A receita leva uma batata grande – cerca de 200 gramas – e 50 gramas de cebola, além de três ovos para dar a liga. Apenas 50 gramas de bacalhau dessalgado é suficiente. No Amatxu, o espinafre acompanha o prato, mas pode ser substituído por outra folha escura. Não esqueça do azeite e do sal.
* Em uma panela, ferva cerca de um litro de água e apague o fogo. Coloque o bacalhau e deixe por aproximadamente 3 minutos, ou até que as lascas comecem a se soltar. Retire o bacalhau e solte as lascas com as mãos. Como acompanhamento, o espinafre limpo deve ser salteado no azeite com um pouco de alho picado. E só.
* Para preparar a tortilla comece cortando a batata em pequenos cubos, e a cebola, em tiras. Os dois devem ser salteados até que as batatas fiquem macias, e então retirados do fogo. Bater os ovos com um batedor de arame até aerar levemente. Adicionar a batata, a cebola e o bacalhau e bater vigorosamente, amassando um pouco das batatas. Adicionar sal e pimenta do reino ralada na hora. O próximo passo é esquentar bem a frigideira de 15 centímetros, e adicionar a mistura. Conforme a borda for ficando cozida, ela deve ser puxada para o centro com uma espátula, até que o lado de baixo da tortilla esteja dourado. Vire a tortilla em um prato e depois recoloque na frigideira, com o lado ainda cru para baixo para, então, terminar de fritar. Simples e delicioso!