A receita deste domingo é pra lá de especial. Ela foi criada pelo chef Paulo Kotzent para celebrar os sete anos do Piselli, restaurante querido de São Paulo. Para fazer em casa o “Tajarin alla Grappa con Piselli e Uova di Muggine”, você vai precisar de alguns ingredientes especiais e ótimas intenções. Bloquinho em mãos!
* Tajarin nada mais é que o talharim, e você vai precisar de 500 gramas dele, fresco. O molho leva 600 ml de creme de leite fresco, 200 ml de caldo de peixe, seis colheres de chá de ovas mujol, 100 ml de grappa, 50 gramas de ervilhas frescas em grãos, já cozidas no vapor, 2 colheres de sopa de ciboulette picadinha, 3 colheres de sopa de sal grosso, sal fino e pimenta-do-reino fresca, moída na hora.
* Coloque 5 litros de água para ferver enquanto prepara o molho. Numa frigideira grande, leve a grappa ao fogo e deixe o álcool evaporar. Junte o caldo de peixe caseiro e o creme de leite fresco e, em fogo médio, deixe reduzir até ganharem cremosidade. Adicione 2/3 das ovas mujol e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto. Mexa delicadamente. Cozinhe a massa al dente, junte ao creme que está na frigideira, adicione a ciboulette e as ervilhas em grãos. Misture bem e sirva em pratos fundos. Decore cada prato com o restante das ovas. Prato sofisticado e nem tão complicado, né?