A gastronomia contemporânea carrega heranças de vários países. Mezzo italiana, meio portuguesa, a polenta com bacalhau desfiado de Benny Novak, da Tappo Trattoria, é simples de fazer, mas impressiona quem experimenta.
* Você vai precisar de dois litros de água, 500 gramas de polenta – de preferência farinha de milho italiana – e uma colher de sopa de manteiga sem sal para preparar a polenta. Leve a água para ferver com manteiga e um pouco de sal. Aos poucos, vá adicionando a polenta, mexendo continuamente com um batedor de arame até ficar bem homogêneo. Continue com uma colher de madeira quando estiver mais consistente. Cozinhe em fogo baixo por 20 a 30 minutos. Mexa bem a polenta, que deve ficar com uma consistência mais mole.
* Para fazer o complemento separe um filé de bacalhau, 220 ml de leite, três dentes de alho, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto. Se o bacalhau ainda estiver salgado, coloque-o de molho por pelo menos 24 horas para dessalgar. Se não, basta esquentar o bacalhau com o leite e o alho em fogo baixo por, no máximo, 15 minutos. Coloque o bacalhau, o leite e o alho em um processador e vá acrescentando o azeite aos poucos até atingir uma consistência homogênea.
* Monte o prato com a polenta por baixo e o bacalhau por cima e finalize com azeite. Delícia!