Maior ídolo das adolescentes nos anos 1990, Leonardo DiCaprio completa 42 anos de vida nesta sexta-feira com um motivo extra para comemorar além de mais uma primavera: o recém-lançado documentário “Before the Flood”, produzido e estrelado pelo ator, já foi assistido por mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo.
Resultado de uma parceria com o canal National Geographic, o filme estreou na televisão americana no dia 31 de outubro e foi disponibilizado gratuitamente na internet no último domingo. Dirigido por Fisher Stevens, “Before the Flood” – ou “Antes do Dilúvio”, em tradução livre – mostra os esforços do astro de “Titanic” ao redor do mundo para conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas.
A lista de personalidades entrevistadas pelo astro de “Titanic” no documentário inclui desde a ativista indiana Sunita Narain e o meteorologista britânico Piers Sellers a chefes de estado como Barack Obama e o Papa Francisco e o bilionário Elon Musk.
Nomeado Mensageiro da Paz para as Alterações Climáticas pela ONU há dois anos, DiCaprio é um dos atores mais “green” de Hollywood. As iniciativas dele pela causa incluem, entre outros esforços, uma marca orgânica de café, a LYON, produzida pela rede de cafeterias americana La Colombe Torrefaction, cujos lucros são 100% revertidos para a Leonardo DiCaprio Foundation, dedicada à preservação do meio ambiente, e doações em dinheiro para programas de proteção aos tigres do Nepal.
Mas talvez o maior feito do ator foi convencer Gisele Bündchen, com quem ele manteve um relacionamento de cinco anos nos anos 2000, a defender o planeta com o mesmo entusiasmo que ele.