Publicidade
headphones placed down with visual soundwave
Créditos: ISTOCK

O assunto que dividiu as atenções com o casamento Real nesta semana foi um polêmico áudio no qual algumas pessoas ouviam a palavra “lauren” e outras, “yanny”. Publicado pela primeira vez no site “Reddit”, o áudio viralizou em um piscar de olhos pelo Twitter. Até famosos como Ellen DeGeneres, Christine Teigen, Lily Allen e Stephen King entraram na brincadeira.

Isso nos faz lembrar do emblemático vestido que surgiu em 2015 nas redes sociais, que para alguns era branco e dourado, e para outros azul e preto. Enigma explicado cientificamente, assim como o fenômeno sonoro.

“Parte disso tem a ver com a gravação”, disse Brad Story, professor de Speech, Language and Hearing da Universidade do Arizona à “CNN”. “O áudio não tem uma qualidade muito boa. E isso, por si só, permite que haja uma ambiguidade.” Ele também sugere que seja levado em conta as diversas formas como as pessoas tem ouvido a gravação: por meio de celulares, computadores, fones de ouvido e etc.

Após testes, o especialista conclui: “Se você escuta a gravação com baixa qualidade, é possível que confunda a segunda e terceira ressonância e ouça “yanny” em vez de “laurel”. Ele disse também que, se você alterar o tom da gravação original, é possível ouvir as duas palavras, mas encerra dizendo que “muito provavelmente a gravação original foi ‘Laurel’.”

Sendo assim, glamurette, se você ouviu “Laurel” é o vencedor desse debate. Abaixo, ouça o som para tirar a prova dos nove e confira a repercussão entre os famosos!

 

What do you hear?! Yanny or Laurel pic.twitter.com/jvHhCbMc8I

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter