Apenas um fator é necessário para reunir supermodelos icônicas em torno de um trabalho em comum – no caso, um convite para tal feito por um estilista hypado que todas adoram. E esse momento único aconteceu quando Kim Jones, diretor-criativo da Fendi, ligou para Naomi Campbell, Christy Turlington, Bella Hadid, Cara Delevingne, Demi Moore, Kate Moss e sua filha Lila Moss, e Farifa Khelfa para propor a elas que posassem para seu novo livro, “The Fendi Set: From Bloomsbury to Borghese”, publicado na última terça-feira (05) no hemisfério norte pela editora Rizzoli New York.
A obra é uma mistura de textos intelectuais e fotografias de mulheres famosas de várias épocas, e foi insipirado no “The Bloomsbury Group”, também chamado de “Bloomsbury Set”, um grupo informal de intelectuais que se formou na primeira metade do século 20 e teve membros como Virginia Woolf, E.M. Foster, Duncan Grant e Clive Bell, entre outros.
Jones sempre se declarou um fã de todos eles, a quem também atribuiu sempre que lembra seu senso de estilo e moda. Com 240 páginas e custando em média US$ 135 (R$ 635) nos Estados Unidos, “The Fendi Set” também é uma ode, como seu título indica, à maison fundada em Roma em 1925 e dirigida por seu autor desde setembro de 2020.
As fotografias e curadoria de fotos são do britânico Nikolai von Bismarck, namorado de Moss. Mas Jones também usou sua Polaroid para dar uns cliques publicados no “must-read”, enquanto a parte de textos e análises ficou com o fashionista e professor da Pace University de Nova York Mark Hussey, especialista em tudo que diz respeito ao “Bloomsbury Set”, e Jerry Stafford, escritor e diretor-criativo do site francês “Première Heure”.