Karl Lagerfeld além da moda: 5 curiosidades sobre o excêntrico estilista

Karl Lagerfeld || Créditos: Getty Images

Há exatos 82 anos, nascia em Hamburgo, na Alemanha, um dos maiores ícones do mundo da moda: Karl Lagerfeld. Enquanto estilistas de sua geração – como Yves Saint Laurent, Humberto Givenchy e Christian Dior – levantavam voo com suas criações, Karl fazia a linha workaholic. E faz até hoje. No comando criativo da Chanel, Fendi, e da marca que leva seu nome, o Kaiser também é ilustrador, fotógrafo, diretor e “pai” de uma gatinha mais mimada do que muita gente. Como excentricidade pouca é bobagem, Glamurama listou 5 curiosidades sobre sir Lagerfeld no dia de seu aniversário. Voilá!

Em sentido horário: a gatinha Choupette, a coleção Shupette criada por Karl Lagerfeld em parceria com Shu Uemura, e a linha de acessórios Monster Choupette, da marca Karl

Choupette

A obsessão de Karl Lagerfeld por sua gata de estimação Choupette é tão grande que ele não hesita em dizer que a considera a Greta Garbo dos gatos . A gatinha foi  sua musa inspiradora diversas vezes, como quando ganhou uma coleção de beleza em parceria com a Shu Uemura batizada Shupette, uma linha de peças chamada Monster Choupette, um Instagram com seu dia a dia… Tudo sempre com uma pegada divertida e muito fofa.

Karl Lagerfeld em 1985 e em 2015 com suas marcas registradas: rabo de cavalo e óculos escuros

Marcas Registradas

Óculos de sol e rabo de cavalo são marcas registradas de Karl Lagerfeld desde 1976, quando ele ainda nem tinha cabelos grisalhos. Sobre os óculos, disse uma vez: “eles são a minha burca”. O Kaiser também tem pavor de produtos para o cabelo. O único que não fica sem? O shampoo a seco da Klorane. Talvez tenha sido esta a razão de ter adotado, há tanto tempo, o rabo como seu penteado.

Em sentido horário, os livros “The Karl Lagerfeld Diet”(2005) por Karl Lagerfeld, “Where´s Karl?: A Fashion-Forward Parody”(2015) por Stacey Caldwell, Ajiri Aki e Michelle Baron, “Karl Lagerfeld: The Little Black Jacket: Chanel´s Classic Revisited”(2014) por Karl Lagerfeld, “Choupette: The Private Life os a High-Flying Fashion Cat”(2014) por Patrick Mauries e “Karl´s Secrets”(2015) por Tiffany Cooper

Freak por papel e hater de livros de decoração

Aficionado por livros – tem uma livraria particular com mais de 300 mil edições -, Karl admitiu não gostar de livros de mesa. Disse uma vez em entrevista ao WWD que livros não foram feitos para serem usados como decoração. “Um livro”, disse ele, “deve ser fácil de abrir e você não deve ter que ser um fisioculturista para levantá-lo”. “Eu gosto de livros que posso ler na cama. Essas lápides poderiam me matar”, alfinetou. Mas vale lembrar que ele mesmo já lançou livros do tipo, como o “Karl Lagerfeld: The Little Black Jacket: Chanel’s Classic Revisited”(2014).

Lagerfeld coleciona gadgets ||Créditos: Divulgação

Coleção de gadgets

Durante uma participação em uma conferência sobre tecnologia do site Le Web, em 2011, Karl Lagerfeld admitiu ter 4 iPhones, mais de 20 iPads e centenas de iPods. “O iPod mudou completamente a forma das pessoas se aproximarem de música”.

Em sentido horário: edição ilustrativa do “The Karl Daily”, Ilustração de Barack Obama, e de si próprio com Coco Chanel feita para a Vogue Alemã de janeiro de 1996 || Créditos: Divulgação

Paixão por ilustração

O estilista, para quem não sabe, começou sua história na moda desenvolvendo uma obsessão por ilustrações, até dar início à sua carreira de diretor criativo. E como tudo ele faz com maestria, é um ilustrador e tanto com desenhos constantemente publicados em jornais, revistas e sites mundo afora – com traços facilmente reconhecidos. Em seu site, o Kaiser mantém o canal “The Karl Daily”, constantemente atualizado com desenhos e textos autorais.

 

Sair da versão mobile