Publicidade
A youtuber Jout Jout teve sua página excluída e reativada dias depois
A youtuber Jout Jout teve sua página excluída e reativada dias depois || Créditos: Reprodução
A youtuber Jout Jout teve sua página excluída e reativada dias depois || Créditos: Reprodução
A youtuber Jout Jout teve sua página excluída e reativada dias depois || Créditos: Reprodução

Um assunto anda movimentando o Facebook e as redes sociais desde o último fim de semana. Mas a história começa um pouco antes, no dia 27 de outubro, quando a youtuber Jout Jout fez este vídeo defendendo uma participante do MasterChef Kids – de 12 anos – que recebeu diversos comentários pedófilos no Twitter e desencadeou a hashtag #PrimeiroAssedio, que chegou a ser o assunto mais comentado do Twitter no mundo.

No domingo, 1º de novembro, o Facebook apagou a página “Orgulho de ser hétero”, conhecida por compartilhar conteúdo machista e homofóbico para mais de 2 milhões de seguidores. No Twitter, e em algumas páginas do Facebook, alguns usuários comemoraram a exclusão. Em resposta, os seguidores da página “Orgulho de ser hétero” organizaram um “mutirão hétero”, chamando os internautas a denunciar e derrubar as páginas “Feminismo sem demagogia” e “Jout Jout Prazer”. As páginas saíram do ar no mesmo dia.

A exclusão de páginas segue os Termos de Página do Facebook, que diz que “as Páginas não devem possuir conteúdo ou afirmações falsas, enganosas, fraudulentas ou ilusórias”. O setor de operação do Facebook é o responsável por tirar as páginas do ar após analisar todas as justificativas.

Assim que tomou conhecimento do desaparecimento de sua página, Jout Jout avisou seus seguidores no Twitter:

A partir daí, uma legião de fãs e internautas se movimentaram para que o Facebook reavaliasse a exclusão da página. No fim da tarde dessa quarta-feira, 4, a página voltou ao ar e Jout Jout publicou um recado sobre todo o ocorrido:

Gente, que saudade que eu senti de voceeeeeees!!!!!!!! Foram dois dias tensos, mas estamos de volta, obviamente.Como…

Posted by Jout Jout Prazer on Quarta, 4 de novembro de 2015

Nessa quinta, o Facebook enviou por meio de sua assessoria de imprensa um comunicado:

“Após tomarmos conhecimento de algumas situações envolvendo páginas na plataforma, fizemos uma revisão detalhada e detectamos que a página da Jout Jout Prazer foi removida por um erro de avaliação de uma denúncia. A página já foi restaurada e nos desculpamos pelas inconveniências causadas. Nossos times trabalham com um alto índice de precisão nas revisões, mas dado o volume de conteúdos na plataforma, mesmo que tentemos manter uma taxa de 99% de acertos, ocasionalmente cometeremos erros.”

Além da página de Jout Jout, outras páginas feministas também foram derrubadas, como “Tirinhas LGBT”, “Feminismo Sem Demagogia”e “Moça, Você é Machista”. Só a de Jout Jout foi reativada.

Glamurama eseteve na primeira edição da “YouTube FanFest”, evento que reuniu mais de mil adolescentes e youtubers famosos da internet nessa quinta, e aproveitou pra bater um papo com Jout Jout. Ela fala com exclusividade à TVGlamurama sobre o caso e sobre machismo. Play!

Jout Jout fala sobre machismo e a queda de sua página no Facebook

Jout Jout, como é bom ter você de volta. <3

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter