Publicidade
Joaquin Phoenix em ‘Guardiões da Vida’ // Reprodução

As organizações Extinction Rebellion e Amazon Watch lançaram nessa semana ‘Guardiões da Vida’, um vídeo dos mais impactantes sobre a crise climática e os incêndios que atingiram recentemente a região da Amazônia e a costa oeste da Austrália. Estrelado por Joaquin Phoenix, ativista de carteirinha, o curta-metragem mostra o planeta como um paciente em estado crítico na mesa de cirurgia.

“É uma convocação. Fiz esse vídeo para aumentar a conscientização sobre a indústria da carne e do leite e seu efeito sobre a mudança climática”, explicou o ator, indicado ao Oscar de Melhor Ator por ‘Coringa’. “O fato é que estamos devastando e queimando florestas tropicais e vendo os efeitos negativos. As pessoas não percebem que ainda há tempo se agirmos agora e fizermos mudanças drásticas nos nossos hábitos de consumo. Não podemos esperar que os governos resolvam esses problemas por nós. Não podemos esperar pelas eleições para tentar fazer essas mudanças. Temos uma responsabilidade pessoal de fazer essas mudanças nas nossas vidas e agir agora”.

Rodado em um pronto-socorro de Los Angeles, o filme mostra médicos tentando salvar um paciente não identificado cuja ausência de sinais vitais representa a ameaça da mudança climática, do desmatamento e dos incêndios florestais.

“Usamos uma metáfora. A Amazônia é chamada de pulmão do mundo, ou o coração do mundo, mas, em vez de imagens documentais, propusemos um ambiente de emergência com médicos e enfermeiras tentando salvar um paciente invisível com insuficiência cardíaca sistêmica”, explicou Shaun Monson, diretor do filme.

Gail Bradbrook, cofundadora da Extinction Rebellion, espera que este seja apenas um dos primeiros sinais de que Hollywood está usando sua influência para falar sobre a gravidade da crise climática e ecológica: “Ainda há uma desconexão entre as coisas ruins e a ação que precisa acontecer. Mas essa lacuna está diminuindo. Há pessoas mais importantes começando a romper fileiras, a dizer a verdade e agir.”

Fundado no Reino Unido, o Rebelião contra a Extinção promove seu ativismo climático por meio da desobediência civil. O próprio Phoenix foi preso em um protesto contra a mudança climática organizado pela colega Jane Fonda em Washington no mês passado, poucos dias depois de ganhar o Globo de Ouro.

Play pra conferir:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter