“Joaquim”, dirigido pelo brasileiro Marcelo Gomes, é o único representante do país a participar da competição oficial do Festival de Berlim 2017, que rola entre os dias 9 e 19 de fevereiro. Rodado na região de Diamantina, MG, em coprodução com Portugal e Espanha, o filme se passa no século 18 e relata a vida de Joaquim, militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro, e seu processo de consciência política ao se tornar um rebelde contra o domínio colonial português.
No Festival, a sessão de Gala de “Joaquim” acontece às 19h do dia 16, quinta-feira, no Berlinale Palast, e contará com a presença do diretor e dos atores Julio Machado, Isabél Zuaa e Welket Bungué, além do diretor de fotografia Pierre de Kerchove e do montador Eduardo Chatagnier.
A produção foi financiada através do patrocínio da PETROBRAS (Programa Petrobras Cultural) e do incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco, Ibermedia e Fundo Setorial do Audiovisual. O filme estreia nos cinemas por aqui no dia 20 de abril. Para ver trecho do filme em primeira mão, play!