Jack White, que é dono da gravadora Third Man Records e que comprou em um leilão, em janeiro, a primeira gravação de Elvis Presley por US$ 300 mil, vai colocar a raridade à disposição dos fãs. Como? Ele digitalizou as músicas para permitir que elas sejam “relançadas” em uma ocasião mais do que especial: no Record Store Day, dia criado para celebrar as lojas independentes de discos nos Estados Unidos. Na data, ele ainda vai permitir que os fãs possam fazer, por conta própria, suas próprias canções, já que vai liberar um equipamento especial de gravação que permite que qualquer um seja o Elvis por um dia.
Glamurama explica: de acordo com o site da gravadora, os interessados entrarão em uma cabine, que só tem um microfone, para gravar uma canção. O resultado será prensado na hora em um compacto de 45 rotações, que o “artista” levará pra casa.
*
Recordar é viver: a carreira de Elvis teve início quando ele tinha 18 anos, no dia em que foi até uma das populares cabines de gravação que podiam ser encontradas em vários pontos dos Estados Unidos, no mesmo formato da atual. Em 1953, Elvis foi aos estúdios da Sun Records, em Memphis, e gravou duas músicas em uma dessas cabines, com a ideia de presentear a mãe. Uma funcionária do estúdio Sun ouviu o jovem cantor, gostou e o recomendou para seu chefe. O resto é história…
Assista aqui o processo de digitalização acompanhado por Jack White.