Publicidade
Stephen Wilhite The Webby Awards
Foto: Reprodução/The Webby Awards

Inventor de um dos ícones da comunicação virtual entre as pessoas atualmente, o GIF, Stephen Wilhite morreu no último 14, aos 74 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, depois de duas semanas lutando contra a doença. A informação da morte do cientista da computação americano foi confirmada somente nessa quarta-feira (24) pela família dele para a NPR, a rádio pública dos Estados Unidos.

Wilhite estava cercado por familiares no momento de sua morte, de acordo com as informações da NPR. Ele inventou o GIF em meados dos anos 1980, quando trabalhava na extinta provedora de internet CompuServe, dos EUA, e como uma forma de mostrar conteúdos de animação em formato super comprimido, em uma época em que a velocidade do acesso à internet era bem menor do que a atual.

O GIF – que se pronuncia “jif”, conforme seu inventor esclareceu em 2013, quando recebeu um prêmio pelo conjunto da obra no Webby Awards, o Oscar da internet, chocando muitas pessoas – acabou indo muito além disso. A partir principalmente dos anos 2000, com a popularização das redes sociais, acabou se tornando uma forma de reação às postagens em fóruns públicos e privados, bastante popular no Twitter e precursor dos memes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Março

Dia 26 de Março

Moda atemporal Através de hábeis jogos de recortes e proporções, a marca Alfie transformou o contraste entre o...

Instagram

Twitter