Comprado em 2012 pelo Facebook por US$ 1 bilhão (R$ 3,77 bilhões), cifra que deu o que falar na época, o Instagram agora vale US$ 100 bilhões (R$ 377 bilhões). A estimativa é de analistas da “Bloomberg”, que nas últimas semanas se debruçaram sobre os números da rede social que conta atualmente com 300 milhões de usuários ativos por dia e deverá chegar aos 2 bilhões totais em 2023.
Na semana passada, aliás, a marca de um bilhão de usuários totais já tinha sido revelada. Outro número que chama atenção: o faturamento do app em 2019 deverá bater nos US$ 10 bilhões (R$ 37,7 bilhões), bem mais do que os US$ 824,9 milhões (R$ 3,1 bilhões) que o Snapchat – seu principal concorrente – teve em receitas no ano passado.
Mas o que realmente deverá ter um impacto altamente positivo no crescimento do Insta nos próximos anos é o IGTV, sua plataforma de vídeos lançada recentemente e que promete competir de igual pra igual com o Youtube, líder quase absoluto do segmento.
Em tempo: um dos cofundadores do Instagram é o brasileiro Mike Krieger, que embolsou US$ 100 milhões (R$ 377 milhões) em ações do Face com o negócio de seis anos atrás e hoje tem mais de US$ 500 milhões (R$ 1,88 bilhão) na conta, resultado da valorização do site de relacionamentos na bolsa ao longo do período. (Por Anderson Antunes)