
Os três milhões de visitantes que já passaram por Inhotim desde sua abertura, em 2006, têm um bom motivo para voltar e quem ainda não foi até lá então, demorô! O maior museu a céu aberto da América Latina ganha, no próximo dia 6, novas exposições temporárias. Quatro relevantes projetos dos artistas David Lamelas, Paul Pfeiffer, Robert Irwin e Yayoi Kusama, além de uma mostra dedicada a obras audiovisuais, ocuparão as galerias Lago, Praça e Fonte. Obras inéditas no Brasil serão exibidas com foco na percepção, no tempo e também em diferentes formas de produção audiovisual, tanto nacional quanto internacional. “Nosso objetivo é colocar em diálogo trabalhos de artistas consagrados das mais variadas nacionalidades e gerações, apresentando para os visitantes nomes ainda pouco exibidos no Brasil”, explica o curador e diretor artístico de Inhotim, Allan Schwartzman.
A Galeria Lago abrigará “Lamelas, Irwin, Kusama: Sobre a Percepção”, com trabalhos dos três artistas: obras do argentino David Lamelas, “Black³” (2008), do americano Robert Irwin, inédita no Brasil, e a instalação “I’m Here, But Nothing” (2000), da japonesa Yayoi Kusama.

A exposição “Paul Pfeiffer, Ensaios Vitruvianos” ocupará uma das alas do pavilhão Praça com duas obras do artista americano: Vitruvian Figure (2008) e o vídeo Empire (2004).
A Galeria Fonte terá a exibição de “Para Ver o Tempo Passar”, dedicada a obras audiovisuais, entre elas a virtual “Oil Stick Work (Angelo Martínez / Richfield, Kansas)”, do artista irlandês John Gerrard, a projeção de slides com áudio “Have You Ever Seen the Snow Coming Down?”, de Mario García Torres, e o vídeo “I See a Woman Crying”, de Rineke Dijsktra.
e Angelo Martínez e Richfield
E tem mais: Inhotim prepara para os próximos anos a inauguração de uma enorme instalação ao ar livre projetada por Robert Irwin especialmente para o museu e a construção de um pavilhão permanente dedicado a Yayoi Kusama, com previsão de abertura para 2020. Promete!
Instituto Inhotim
Rua B, 20 – Brumadinho/MG
www.inhotim.org.br