Publicidade
Donald Trump || Créditos: Reprodução
Donald Trump || Créditos: Reprodução

Foi notícia em todos os cantos, na semana passada, a revelação de que o presidente Jair Bolsonaro contraiu o novo coronavírus mas passa bem. Mas o que aconteceria se o maior aliado do líder brasileiro no cenário internacional, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, também testasse positivo para a Covid-19? Analistas de economia e política ouvidos recentemente pela “Bloomberg” traçaram vários possíveis cenários para o caso de tal possibilidade se tornar realidade, que vão desde uma disrupção momentânea do sistema político americano ao pior de todos, que seria o surgimento de uma crise constitucional e uma disputa sem precedentes pelo cargo de chefe do executivo do país mais poderoso do mundo que chegaria à sua Suprema Corte e teria consequências muito além de suas fronteiras.

Isso porque Trump manteve recentemente contato com várias pessoas que contraíram a doença mais ameaçadora do momento, assim como também aconteceu com o vice-presidente dos EUA Mike Pence. Ambos, portanto, podem ter sido contaminados, o que deixa muita gente sentindo calafrios apenas por pensar que na eventualidade de um diagnóstico em dose dupla a maior economia do planeta poderia ficar sem líder eleito por algum tempo.

As bolsas, evidentemente, sentiriam o efeito disso, e é consenso entre os especialistas que as quedas bruscas nos mercados mundiais resultantes das incertezas causadas por tal situação seriam constantes. Some-se a isso o fato de que Trump, que adora usar o Twitter, continuasse falando barbaridades pelo microblog mesmo enquanto estivesse cumprindo a quarentena obrigatória para os contaminados, e o resultado seria um verdadeiro caos.

Os EUA, claro, mantém nas gavetas protocolos para todos os tipos de situações e catástrofes. Mas a simples ideia de ter que usar uma dessas medidas já serviria para criar incertezas. Um exemplo: se Trump, de 74 anos, e Pence, de 61, depois de eventualmente diagnosticados com a Covid-19, e em razão de ambos pertenceram ao grupo de risco da doença (pessoas com mais de 60 anos), ficassem em estado grave, um impasse seria criado.

É que a Constituição Americana trata claramente da possível ausência de um presidente do trabalho por seja lá qual for o motivo, mas pouco aborda diante de uma conjuntura em que os números um e dois no comando dos EUA precisariam ficar fora de cena. A partir daí, o mais provável é que tudo fosse decidido nas cortes superiores de lá, o que pode levar tempo e agravar ainda mais as coisas.

Há ainda o agravante de que, em alguns meses, os americanos deverão ir às urnas para escolher um novo presidente. Mas se o atual, que é candidato à reeleição, estiver impedido de fazer campanha, suas chances de continuar participando da disputa poderão ser consideradas menores do que as do principal adversário dele – o ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden – o que daria espaço para mais questionamentos. Trump, que apenas na semana passada apareceu em público usando máscara, afirma em privado que jamais contrairia a Covid-19 por causa de sua notória fobia de germes. Além disso, garante o político, a sorte sempre esteve ao seu lado. Ironicamente, nesse momento até mesmo aqueles que torcem pela queda dele também devem estar rezando por sua saúde. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter