Uma das religiões mais polêmicas dos Estados Unidos, a Igreja da Cientologia resolveu seguir o mesmo caminho de muitas de suas concorrentes e lançou nessa semana um canal de televisão próprio, a Scientology TV, que fez sua estreia em meio a uma campanha de marketing poderosa cujo principal slogan foi o mesmo usado nos pôsteres da franquia “50 Tons de Cinza”: “Está curioso?”, é o bordão da estação.
Disponibilizada por várias operadoras de TV paga americanas e também em plataformas digitais como a Apple TV, o Google Play, o Amazon Fire e o Roku, a Scientology TV nasce com a missão de desmistificar para o grande público a fama de misteriosa que a cientologia conquistou desde que estourou na mídia nos últimos 30 anos, período em que atraiu membros como Tom Cruise, John Travolta e Elisabeth Moss.
Não por acaso, alguns dos principais programas do novo canal têm nomes sugestivos que indicam justamente isso: “Indise Scientology” (“Por Dentro da Cientologia”), “Meet a Scientologist” (“Conheça um Cientólogo”), “Destination: Scientology” (“Destino: Cientologia”) e “L. Ron Hubbard: In His Own Voice” (“L. Ron Hubbard: Em Suas Próprias Palavras”), este último sendo uma série em três episódios sobre o fundador da religião.
O que todo mundo quer saber é se os famosos que se declaram cientólogos pretendem dar o da graça em algumas das atrações. Principalmente Cruise, já que o astro de “Missão: Impossível” ganha todos os anos um presente extravagante de David Miscavige, o atual líder da Igreja da Cientologia, no dia de seu aniversário. A lista dos “mimos” que ele recebeu até hoje inclui um hangar e até uma árvore eucalipto gigante. (Por Anderson Antunes)