Decidida a tentar recuperar o turismo em Berlim mas ao mesmo tempo preocupada em proteger sua população mais vulnerável da Covid-19, a prefeitura da capital da Alemanha acaba de lançar uma campanha publicitária na qual uma idosa aparece mostrando o dedo do meio às pessoas que se recusam a usar máscaras em público. “Nós respeitamos as regras de prevenção do novo coronavírus, e mostramos o dedo do meio erguido a todos que não fazem isso”, lê-se nos pôsteres pra lá de inusitados que foram espalhados pelas estações de metrô berlinenses e logo se tornaram um atrativo à parte nesses locais.
Responsáveis pela peça, os diretores da agência turística oficial Visit Berlin escolheram uma senhora de idade de caso pensado, já que a população mais velha de Berlim – e assim como em todos os outros lugares – é a mais ameaçada pela doença do momento. Algumas pessoas, no entanto, a consideraram ofensiva demais, enquanto outras não viram nada demais e até acharam o recado condizente com o jeito de ser dos berlinenses, que são conhecidos pelo “papo reto”.
Já o jornalista alemão Lorenz Maroldt, editor-chefe do jornal local “Der Tagesspiegel”, usou o Twitter para classificar a tal campanha como “muito apropriada”, já que em sua visão estamos vivendo tempos durante os quais o insulto pode ser até mais eficiente do que um simples aviso quando o assunto é o bem comum. (Por Anderson Antunes)
*
Abaixo, a imagem da campanha (sem censura) no comentário feito por Maroldt no microblog:
Mit dem Durchsetzen der Corona-Verordnungen hat es irgendwie nicht so richtig funktioniert in Berlin. Also versucht es der Senat mal mit Publikumsbeschimpfung. pic.twitter.com/MrW6krPGya
— Lorenz Maroldt (@LorenzMaroldt) October 12, 2020