Apesar de algumas inovações na indústria de cruzeiros e iates, a maioria das embarcações permanece distintamente hostil ao meio ambiente. No entanto, um projeto recém-revelado para um iate movido a energia solar pode começar a mudar essa realidade. O Solar Impact foi revelado no início deste mês no Festival de Cannes. A energia solar tem alcance ilimitado – nas condições corretas e ensolaradas, o que significa que tem a capacidade de navegar pelo mundo.
Todos os sistemas a bordo podem usar o sol como fonte primária de energia levando os fabricantes a chamar a embarcação de “quase auto-suficiente”. Tem o benefício adicional de ser mais silencioso durante as viagens, ao mesmo tempo em que alcança uma velocidade de mais de 20 nós. Como o iate é projetado para longos períodos na água, a empresa também enfatiza a importância de interiores confortáveis. Com grandes janelas que proporcionam excelentes vistas e muita luz, e um sistema gerido pela inteligência artificial, visa combinar o aconchego com o tecnologicamente avançado.
Os fabricantes também empregaram uma tecnologia de casco que ajuda o iate a permanecer na água; mesmo em ondas fortes, pode reduzir o rolamento e a inclinação em até 90%. Além de ser mais confortável, pode impedir que os seus passageiros que se sentem menos a vontade no mar, não fiquem enjoados. Com tudo, os preços e uma data de lançamento do iate Solar Impact ainda não foram anunciados. Mas já dá para imaginar os muitos zeros no preço final, né?