Publicidade
UXUA Casa Hotel & Spa e o dr. Jullian Hamamoto // Divulgação

Um dos spots mais bacanas de Trancoso, o UXUA Casa Hotel & Spa (hotel focado em turismo sustentável) fechou temporariamente para hóspedes a partir dessa semana, porém manteve ações de suporte nutricional para vulneráveis da comunidade. Sob supervisão da Chef Ju Pedrosa e do nutrólogo Dr. Jullian Hamamoto, o restaurante do UXUA trabalhará distribuindo refeições para idosos em isolamento e crianças locais sem acesso aos refeitórios das escolas.

“O bem estar do planeta foi um valor central na criação do UXUA”, diz o fundador do hotel, Wilbert Das “e temos o privilégio de contar com um excelente médico em nossa equipe nos ajudando diariamente a planejar maneiras de garantir que a pequena equipe ainda trabalhando possa fazê-lo em segurança enquanto se dedicam a ajudar sua comunidade. Dr. Jullian acredita que um time enxuto na cozinha com um bom planejamento de segurança pode fazer muito para ajudar na potencial crise nutricional em Trancoso”.

Co-fundador do UXUA, Bob Shevlin diz que “a nutrição da comunidade sempre foi um de nossos focos. Coordenamos o Organic Festival Trancoso que oferece informação e opções gastronômicas para a comunidade, apoiamos a criação de hortas comunitárias e em 2018 providenciamos 5 voluntários para a ONG Observatório Social, que monitora a oferta de refeições saudáveis e constantes nas escolas municipais de Trancoso. O coronavírus é conhecido por ser de alto risco para idosos e pessoas com condições frágeis de saúde, mas aqui também é uma ameaça de desnutrição para muitas famílias, com a completa interrupção do turismo em uma economia fortemente dependente dele. Não podemos assistir a tudo isso com apatia, precisamos ser parte da solução em meio a crise.”

Além de oferecer marmitas para a comunidade em colaboração com a ONG local Associação Despertar Trancoso, o UXUA disponibilizou o nutrólogo e Diretor de Medicina do hotel, Dr. Jullian Hamamoto, para dar consultoria em hospitais locais. “Quando eu comecei a cuidar em tempo integral do UXUA VIDA LAB – um laboratório de pesquisa nutricional conectado ao UXUA VIDA SPA – Wilbert e Bob me pediram para dedicar um dia por semana para atendimento no hospital público local, para que eu pudesse permanecer conectado a comunidade como dita a cultura do UXUA. Tenho a sorte de poder me voluntariar em tempo integral nesse momento de crise”, comentou o médico.

Para servir também os clientes locais do restaurante do UXUA que estão seguindo as regras de distanciamento social em suas casas, a Chef Ju Pedrosa está preparando um menu limitado e diferente a cada dia, disponível para delivery com preços reduzidos. “É um serviço normal em grandes cidades mas ainda novo para nossa vila”.

Dr. Jullian acredita que a entrega de refeições gratuitas para alguns idosos em particular diminui os riscos de contágio. “Especialistas na Itália acreditam que as altas taxas de contágio e mortes entre os idosos estão infelizmente conectadas a uma cultura bonita da sociedade italiana, que é a proximidade de diversas gerações de uma mesma família. Idosos em contato frequente com parentes mais jovens, comendo e passando tempo juntos, têm um risco muito maior de exposição ao vírus. Entrega de comida gratuita e pronta para consumo facilita que idosos de Trancoso permaneçam isolados em segurança nas próximas semanas”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter