Voilá! Glamurama entrega uma das receitas mais famosas de um dos restaurantes mais requisitados de São Paulo: o risoto de beterraba do Maní. Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista inglesa “The Restaurant”, desvendou para a gente os segredos deste prato, que leva alho poró, parmesão e azeite de trufas brancas. Bom apetite!
Ingredientes:
– 500 g de arroz arbório
– 2 kg de beterrabas
– 2 cebolas picadas
– 30 ml de azeite de oliva
– 2 litros de caldo de verduras *
– 250 ml de vinho branco seco
– 150 g de manteiga
– 150 g de parmesão ralado
– 20 g de salsinha picada
– 100 g de coalhada seca
– 10 ml de azeite de trufas brancas
– sal a gosto e pimenta do reino moída na hora.
*Para o caldo de verduras: 1 talo de alho poró, 2 abobrinhas, 2 cenouras, 2 cebolas, 1 cabeça de alho, 1 maço de salsinha, 3 litros de água mineral e 20 ml de azeite de oliva. Corte as verduras em pedaços pequenos. Numa panela quente, dourá-las com um pouco de azeite de oliva. Acrescentar a água mineral e cozinhar em fogo baixo por 2 horas. Coar e reservar.
Preparo:
Descascar as beterrabas (reservar uma) e passá-las pela centrífuga. Reservar o suco obtido. Numa panela, dourar a cebola com o azeite de oliva. Acrescentar o arroz e refogar bem. Adicionar o vinho branco e mexer até evaporar. Colocar um pouco do suco de beterraba e completar com o caldo de verduras. Adicionar um pouco de sal e pimenta do reino. Mexer o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. À medida que o caldo for evaporando, acrescentar alternadamente suco de beterraba e caldo. Quando os grão estiverem “al dente”, retirar a panela do fogo e ligar o risoto com a manteiga e o parmesão. Adicionar a salsinha picada e ajustar o sal e a pimenta do reino. Antes de servir, fazer pontos de coalhada seca ao redor do prato e colocar um cubinho de beterraba sobre cada ponto. Colocar o risoto e colocar um fio de azeite de trufas brancas.