Helena Rizzo revela receita de risoto de beterraba no Maní

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Helena Rizzo foi eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista inglesa “The Restaurant”

Voilá! Glamurama entrega uma das receitas mais famosas de um dos restaurantes mais requisitados de São Paulo: o risoto de beterraba do Maní. Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista inglesa “The Restaurant”, desvendou para a gente os segredos deste prato, que leva alho poró, parmesão e azeite de trufas brancas. Bom apetite!

Ingredientes:

– 500 g de arroz arbório

– 2 kg de beterrabas

– 2 cebolas picadas

– 30 ml de azeite de oliva

– 2 litros de caldo de verduras *

– 250 ml de vinho branco seco

– 150 g de manteiga

– 150 g de parmesão ralado

– 20 g de salsinha picada

– 100 g de coalhada seca

– 10 ml de azeite de trufas brancas

– sal a gosto e pimenta do reino moída na hora.

*Para o caldo de verduras: 1 talo de alho poró, 2 abobrinhas, 2 cenouras, 2 cebolas, 1 cabeça de alho, 1 maço de salsinha, 3 litros de água mineral e 20 ml de azeite de oliva. Corte as verduras em pedaços pequenos. Numa panela quente, dourá-las com um pouco de azeite de oliva. Acrescentar a água mineral e cozinhar em fogo baixo por 2 horas. Coar e reservar.

Preparo:

Descascar as beterrabas (reservar uma) e passá-las pela centrífuga. Reservar o suco obtido. Numa panela, dourar a cebola com o azeite de oliva. Acrescentar o arroz e refogar bem. Adicionar o vinho branco e mexer até evaporar. Colocar um pouco do suco de beterraba e completar com o caldo de verduras. Adicionar um pouco de sal e pimenta do reino. Mexer o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. À medida que o caldo for evaporando, acrescentar alternadamente suco de beterraba e caldo. Quando os grão estiverem “al dente”, retirar a panela do fogo e ligar o risoto com a manteiga e o parmesão. Adicionar a salsinha picada e ajustar o sal e a pimenta do reino. Antes de servir, fazer pontos de coalhada seca ao redor do prato e colocar um cubinho de beterraba sobre cada ponto. Colocar o risoto e colocar um fio de azeite de trufas brancas.

 

Você também pode gostar
Solidão Pandemia

Depois da tempestade

O restaurante que eu frequentava antes da pandemia reabriu. Esteve fechado por meses, e eu o tinha como…